COORDENAÇÃO DE GRUPO COM FOCO NA PREVENÇÃO DE INFECÇÃO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Emanuela Aparecida Teixeira Gueiros
  • Vitória Moura Amaral
  • Marilác Fernandes da Cruz
  • Ihasmyne da Silva Sousa
  • Meirianne Menezes Uchôa
  • Angela Maria Alves e Souza

Resumo

Ao necessitar se deslocar para um ambiente diferente do familiar, a criança apresenta um risco de adquirir infecções aumentado, especialmente no ambiente escolar que, pelas características da idade das crianças, se torna um local propício à disseminação e transmissão de uma variedade de agentes infecciosos (AMORIM; FERREIRA, 1999). Considerando o impacto de ações que tenham por objetivo ensinar crianças na prevenção de infecções, os alunos da graduação em enfermagem realizaram uma ação educativa com essa temática durante a disciplina de Coordenação de Grupo. Os objetivos são: relatar a experiência desta ação educativa; destacar sua contribuição acadêmica, bem como sua relevância na formação do conhecimento infantil. Trata-se de um relato de experiência, elaborado a partir da coordenação de um grupo realizada com crianças na faixa etária de 4 e 5 anos, em uma escola de ensino fundamental na cidade de Fortaleza-CE. A escolha da turma participante foi realizada pela direção do educandário. Inicialmente utilizamos uma técnica de “quebra-gelo” com a distribuição de crachás adesivos. Em seguida, os acadêmicos de enfermagem, coordenadores do grupo apresentaram de modo ilustrativo os micro-organismos presentes no meio ambiente, destacando a importância de higienizar as mãos para a prevenção de doenças. Após este momento, foi solicitado as crianças que produzissem um desenho que fosse sinônimo de seu aprendizado. Ao final da atividade foram coletados 15 desenhos que sugeriram a eficácia da ação, pois, além das crianças mostrarem interesse expondo suas opiniões sobre a temática, demonstraram por meio dos desenhos como ocorrem as infecções e como se proteger destas. Assim, torna-se claro a importância da orientação para que a criança compreenda a correta higienização na prevenção de um processo infeccioso e, adquira práticas de autocuidado e o desenvolvimento de grupos de educação em saúde realizados pelos futuros enfermeiros em escolas públicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis