CULTURA AFROBRASILEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESBOÇO DA MANIFESTAÇÃO CULTURAL AFRODESCENDENTE

Autores

  • Moises Benavenuto de Sousa Neto
  • Lívia Maria da Silva Mello
  • Mário Anderson Magalhães da Cunha
  • Francisca Deisiane de Sousa Costa
  • Diana Isis Albuquerque Arraes Freire

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência das crianças da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC)com a cultura afro-brasileira. As vivências foram conduzidas por estudantes engajados no Projeto “Práticas pedagógicas na Educação Infantil: o cotidiano junto às crianças da UUNDC”. Foram orientados pelas professoras das turmas Infantil 4 e Infantil 5, e ao todo participaram vinte e sete crianças. A Proposta Pedagógica da UUNDC preza para que as crianças vivenciem experiências culturais diversas e ampliem seu conhecimento, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009). A metodologia transcorreu do seguinte modo: foi organizada uma tarde afro na Unidade, com propostas para as crianças experimentarem o uso de turbantes com escolha de tecidos coloridos, roda de conversa sobre diversidade étnico racial e a beleza de cada pessoa, leitura da história “Meu crespo é de rainha”, breve explicação sobre escravidão no Brasil, apresentação do berimbau e do pandeiro, momento de samba e de capoeira. Além disso, as crianças assistiram a vídeos de uma dança representativa da África Subsaariana, a gwara gwara. As crianças se envolveram nas atividades propostas, demonstrando curiosidade e desejo de brincar principalmente de capoeira. As crianças puderam apreciar o berimbau e testar seu uso; cantar cantigas e dançar ao ritmo de capoeira. As crianças do Infantil 4, particularmente, gostaram tanto do berimbau que em outros dias quiseram ouvi-lo novamente, desenhá-lo e escrever as palavras palavras CAPOEIRA e BERIMBAU. Assistiram a vídeos infantis e apreciaram obras artísticas de Adriano Dias com o tema capoeira. O berimbau fez parte da "banda" da turma, brincadeira musical preferida das crianças. Proporcionar esta experiência às crianças significou reforçar a importância da luta dos africanos no passado e desenvolver respeito às diferentes manifestações culturais existentes no Brasil.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis