CULTURA POP NO AUXÍLIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: PODCAST DE BIOFÍSICA

Autores

  • Lucas Facundo Vasconcelos
  • Francisco Eudson Araujo Casemiro Filho
  • Iago de Oliveira Vasconcelos
  • Bruno Anderson Matias da Rocha

Resumo

Os seres vivos utilizam diferentes formas de energia para desempenhar diversas funções. Obtemos energia química dos alimentos e a usamos para nos manter vivos, as plantas usam da energia eletromagnética da luz solar para produzir sua própria energia química, a armazenagem e conversão dessas energias é importante para vida. Portanto, se faz necessário divulgar esses processos, de forma que não apenas a parcela acadêmica da população tenha esse conhecimento. Com isso, é possível perceber, que a divulgação científica desta informação é necessária para o maior alcance de pessoas. A divulgação científica está cada vez mais presente em nosso mundo, com a complexidade das redes sociais e avanço tecnológico das mídias, além do maior acesso da população à veículos de informação, devido a revolução tecnológica, muitas vezes usando de analogias com elementos de cultura pop, é uma importante ferramenta didática para abordagem de temas científicos. Portanto, na disciplina de Biofísica foi proposta uma atividade, em grupo, de divulgação científica, cujo objetivo era abordar sobre as formas de utilização de tipos de energias pelos seres vivos. Com isso, foi elaborado um podcast que relacionava este assunto científico com o desenho Pokémon, muito comum na cultura pop, que possui personagens que são criaturas fantásticas, a fim de ser uma estratégia de envolvimento para o público alvo: alunos da disciplina e população de modo geral. O podcast abordava o assunto científico e comparava com os personagens do desenho, buscando um paralelo com a vida real. Para a elaboração foi realizado, uma pesquisa sobre veículos de divulgação científica, estudo sobre os conteúdos, escrita de um roteiro, e em seguida foram gravadas as falas de cada participante, os arquivos de áudio foram editados usando o programa Audacity, então o podcast foi exibido em sala de aula. A reação dos alunos foi positiva, demonstraram interesse à forma descontraída com a qual o podcast abordou o tema proposto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis