DA MATEMÁTICA À PEDAGOGIA: A EXPERIÊNCIA VOLUNTÁRIA NA UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (UUNDC) COMO IMPACTO PARA FORMAÇÃO IDENTIDADE PROFISSIONAL.

Autores

  • Luiza Maria Damasceno de Moraes
  • Diana Isis Albuquerque Arraes Freire

Resumo

O objetivo desse trabalho é compartilhar uma experiência que como estudante de Matemática, passei a almejar o curso de Pedagogia. Motivada pelo desejo de realizar algo com crianças, busquei dentro da universidade uma atuação voluntária na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC). Assim, estive junto às turmas de Infantil IV em 2018.2, 2019.1 e 2019.2, com crianças de quatro anos de idade, sendo acompanhada pela professora da turma. Por meio dessa participação pude enxergar com outros olhos o curso de Pedagogia e sua fundamentação teórica, despertando meu interesse pelo curso. Construí, então, uma visão mais atenta e crítica ao comportamento da criança e sua interação com o ambiente e com a cultura. Pude aprender como me posicionar e estimular o desenvolvimento da criança, permitindo que ela expresse suas opiniões e aprenda a ter autonomia para resolver os conflitos entre elas. A prática cotidiana na Unidade é fundamentada em sua Proposta Pedagógica, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2009) e pela Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2007), o que permite compreender melhor os processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. De uma simples expectativa de atuar como “auxiliar” a partir da afinidade com crianças, ampliei meus horizontes, em que construí uma formação da minha nova identidade profissional como professora de crianças e o interesse pela educação inclusiva.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis