DE PARTICIPANTE À VOLUNTÁRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO LER

Autores

  • Emilly Martins Silveira
  • Luis Gonzaga Rodrigues Filho

Resumo

O projeto Literatura, Engenharia e Reflexões – LER atua no Centro de Tecnologia da UFC através de ações como clubes de leitura, visita a espaços culturais da universidade e da cidade, além de estantes de livros compartilhados, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura em alunos dos cursos de engenharia. Baseado nesse propósito, o LER traz aos alunos um espaço de discussões, desenvolvendo assim o senso crítico e a formação humana, dentro de um ambiente onde o conhecimento técnico ainda é prevalecido. A atuação como voluntária no projeto LER teve, como objetivo principal, repassar, ao maior número de estudantes, as inúmeras sensações que a leitura pode proporcionar, e o quão grande é a sua importância dentro da Engenharia. O hábito da leitura possui um papel fundamental tanto para a compreensão e interpretação de problemas, como para a melhoria do bem-estar e da saúde mental dos alunos, que se sentem constantemente pressionados com as dificuldades enfrentadas durante o curso. Neste trabalho será comentado ainda acerca da edição especial do clube de leitura sobre mulheres, que foi um momento único dentro da universidade, onde uniu-se professores e estudantes, para debater e expor opiniões sobre um tema importantíssimo e que ainda é pouco discutido. Neste encontro, que marcou o retorno do projeto em 2019, contou-se com a leitura de textos de grandes autoras femininas, que trouxeram representatividade para o gênero, e revolucionaram a sociedade de sua época. Dentre as metodologias utilizadas, os participantes puderam se descrever através de frases de grandes autoras, e compartilhar um pouco da rotina de como é ser mulher na engenharia, as principais dificuldades e motivações.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis