DE POUCAS CÉLULAS A UMA COLÔNIA RESISTENTE: O GRUPO DE DISCUSSÃO ARCHAEA COMO FERRAMENTA PARA DIFUNDIR A MICROBIOLOGIA.
Resumo
A comunicação e a divulgação científica são essenciais para a aceitação da ciência pela sociedade e cruciais para a percepção e absorção dos seus resultados pelas pessoas em geral. Ademais, as discussões e estudos em grupo tornam o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo. Pensando nisso, em 2019, o grupo Archaea de discussão em microbiologia foi idealizado e criado por estudantes de Ciências Biológicas e Biotecnologia da Universidade Federal do Ceará. Esse grupo de estudo objetivou facilitar o entendimento e discussões sobre as temáticas da microbiologia que são consideradas um desafio no processo de ensino e aprendizagem. O Archaea é dirigido para qualquer pessoa interessada em microbiologia e visa difundir conhecimentos e trabalhos recentes na área, promovendo rodas de discussão, palestras e oficinas práticas. Os encontros do grupo foram semanais e divididos de acordo com temas gerais pré-definidos no início de cada semestre. Foram feitos encontros introdutórios a respeito de microbiologia e suas áreas de atuação, para o caso de novos integrantes se ambientarem e posteriormente, os encontros trataram de conteúdos diversos dentro dos grandes temas: Diversidade Microbiana, Biologia Molecular e Evolução Microbiana. O Archaea se destacou como primeiro grupo de discussão do Departamento de Biologia com esse foco e mostrou-se como uma importante ferramenta para despertar o interesse do público acadêmico e leigo pela microbiologia. Além de promover variadas metodologias que facilitam tanto o ensino dos conteúdos, como a divulgação científica. Ademais, seus integrantes também tiveram a oportunidade de participar do evento de divulgação científica “Povo com Ciência” e com isso puderam vivenciar uma ação de extensão e levar as atividades do grupo para estudantes do ensino básico e público geral que estava participando do evento.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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