DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIGITAL PARA SUPORTE NO ENSINO DA DOR CRÔNICA PARA GRADUANDOS EM FISIOTERAPIA
Resumo
Introdução: A dor crônica tem alta prevalência na população brasileira, mas ainda é pouco abordada em cursos de graduação. Considerando serem fisioterapeutas coparticipantes do cuidado de pessoas com dor crônica, o ensino da dor dentro da graduação é demasiado importante, e o uso de tecnologias digitais se mostra como efetiva para a aprendizagem na área da saúde. Esse tipo de recurso além de permitir o acesso e revisão offline, também contribui na disseminação de conteúdos em plataformas online. Objetivo: desenvolver um material digital em formato de vídeo para auxílio no ensino da Dor Crônica para estudantes de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Metodologia: A iniciativa partiu de uma estratégia de suporte para a disciplina Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria do Departamento de Fisioterapia da UFC. Primeiro, foi definido o público alvo, que consiste em graduandos em fisioterapia. Em seguida, foi desenvolvido um roteiro abordando 4 eixos principais: conceitos, fisiologia, avaliação e tratamento. Para a construção teórica do material digital, foi utilizado como referência o livro Fisioterapia: Avaliação e Tratamento, de Susan B. O'Sullivan. Após revisão do texto, foi realizada a gravação de áudio e produção do material audiovisual com auxílio do software Explaindio. Resultados: o produto desenvolvido tem estilo de animação, com duração de 4:51 minutos e ilustrações explicativas e didáticas para o público alvo destinado, contendo os seguintes conteúdos: dor aguda e crônica, sensibilização central, o modelo biopsicossocial da dor e seus componentes, fatores psicossociais e comportamentais no contexto da dor crônica, a importância de uma avaliação funcional e tratamento. Conclusão: foi desenvolvido um material digital em formato de vídeo, de curta duração e fácil entendimento para acadêmicos de Fisioterapia da UFC. Os próximos passos consistem em analisar os impacto do recurso na aprendizagem dos alunos acerca da Dor Crônica.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.