DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIGITAL PARA SUPORTE NO ENSINO DA DOR CRÔNICA PARA GRADUANDOS EM FISIOTERAPIA

Autores

  • Vanessa Soares Mota Vieira
  • Lívia de Araújo Mota
  • Fabianna Resende de Jesus Moraleida

Resumo

Introdução: A dor crônica tem alta prevalência na população brasileira, mas ainda é pouco abordada em cursos de graduação. Considerando serem fisioterapeutas coparticipantes do cuidado de pessoas com dor crônica, o ensino da dor dentro da graduação é demasiado importante, e o uso de tecnologias digitais se mostra como efetiva para a aprendizagem na área da saúde. Esse tipo de recurso além de permitir o acesso e revisão offline, também contribui na disseminação de conteúdos em plataformas online. Objetivo: desenvolver um material digital em formato de vídeo para auxílio no ensino da Dor Crônica para estudantes de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Metodologia: A iniciativa partiu de uma estratégia de suporte para a disciplina Clínica Fisioterapêutica em Neurologia e Psiquiatria do Departamento de Fisioterapia da UFC. Primeiro, foi definido o público alvo, que consiste em graduandos em fisioterapia. Em seguida, foi desenvolvido um roteiro abordando 4 eixos principais: conceitos, fisiologia, avaliação e tratamento. Para a construção teórica do material digital, foi utilizado como referência o livro Fisioterapia: Avaliação e Tratamento, de Susan B. O'Sullivan. Após revisão do texto, foi realizada a gravação de áudio e produção do material audiovisual com auxílio do software Explaindio. Resultados: o produto desenvolvido tem estilo de animação, com duração de 4:51 minutos e ilustrações explicativas e didáticas para o público alvo destinado, contendo os seguintes conteúdos: dor aguda e crônica, sensibilização central, o modelo biopsicossocial da dor e seus componentes, fatores psicossociais e comportamentais no contexto da dor crônica, a importância de uma avaliação funcional e tratamento. Conclusão: foi desenvolvido um material digital em formato de vídeo, de curta duração e fácil entendimento para acadêmicos de Fisioterapia da UFC. Os próximos passos consistem em analisar os impacto do recurso na aprendizagem dos alunos acerca da Dor Crônica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis