DESENVOLVIMENTO DE UM FOLDER EDUCATIVO SOBRE OS CUIDADOS COM O PÉ DIABÉTICO.
Resumo
O pé diabético é uma complicações do Diabetes Mellitus (DM), causando muitas consequências para o paciente, podendo reduzir esse danos com conhecimentos acerca de prevenção e tratamento da doença. Sendo assim, a enfermagem deve usar tecnologias educativas e de inclusão para pacientes portadores de DM, desenvolvendo atividades com utilização de folders, panfletos, e entre outros equipamentos. O objetivo é descrever a criação de folder educativo sobre cuidados com pé diabético. Trata-se de um estudo metodológico, realizado em três etapas, no período de setembro de 2019, sendo, primeira etapa: organização do conteúdo/levantamento bibliográfico a partir de literatura do tema em bases de dados, segunda etapa: planejamento e escolha de ilustrações para o conteúdo e terceira etapa: construção do folder. O folder desenvolvido possui uma explicação sobre DM e importância do cuidado com os pés, em seguida, apresenta imagens e textos voltados aos cuidados a serem tomados com pé diabético, sendo sete cuidados, que são: realizar higiene diária dos pés e secá-los com cuidado; regular temperatura da água para evitar queimaduras; cerrar unhas em linha reta, evitar cortar e tirar cantos das unhas; examinar os pés diariamente e percebendo se há mudança; evitar andar descalço, usar sapatos confortáveis do tamanho apropriado e meias sem costura ou com costura para dentro; controlar níveis de açúcar no sangue; procurar sua equipe de saúde para uma avaliação uma vez ao ano ou quando aparecer calos, calosidades, bolhas, corte, aranhão ou ferida nós pés. A proposta de folder educativo propicia aproximação de enfermeiros e pacientes a uma assistência integral e que auxilie protagonismo do auto-cuidado dos sujeitos. Conclui-se que a confecção de um folder educativo exige planejamento do conteúdo e formato, deve-se buscar por evidências científicas atuais e observar o contexto de vida dos pacientes, para proporcionar o alcance de sua finalidade, que é a compreensão e adesão pelo paciente.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.