DESENVOLVIMENTO DE UM FOLDER EDUCATIVO SOBRE OS CUIDADOS COM O PÉ DIABÉTICO.

Autores

  • Tifanny Horta Castro
  • Débora Lira Correia
  • Beatriz Moreira Alves Avelino
  • Viviane Mamede Vasconcelos Cavalcante

Resumo

O pé diabético é uma complicações do Diabetes Mellitus (DM), causando muitas consequências para o paciente, podendo reduzir esse danos com conhecimentos acerca de prevenção e tratamento da doença. Sendo assim, a enfermagem deve usar tecnologias educativas e de inclusão para pacientes portadores de DM, desenvolvendo atividades com utilização de folders, panfletos, e entre outros equipamentos. O objetivo é descrever a criação de folder educativo sobre cuidados com pé diabético. Trata-se de um estudo metodológico, realizado em três etapas, no período de setembro de 2019, sendo, primeira etapa: organização do conteúdo/levantamento bibliográfico a partir de literatura do tema em bases de dados, segunda etapa: planejamento e escolha de ilustrações para o conteúdo e terceira etapa: construção do folder. O folder desenvolvido possui uma explicação sobre DM e importância do cuidado com os pés, em seguida, apresenta imagens e textos voltados aos cuidados a serem tomados com pé diabético, sendo sete cuidados, que são: realizar higiene diária dos pés e secá-los com cuidado; regular temperatura da água para evitar queimaduras; cerrar unhas em linha reta, evitar cortar e tirar cantos das unhas; examinar os pés diariamente e percebendo se há mudança; evitar andar descalço, usar sapatos confortáveis do tamanho apropriado e meias sem costura ou com costura para dentro; controlar níveis de açúcar no sangue; procurar sua equipe de saúde para uma avaliação uma vez ao ano ou quando aparecer calos, calosidades, bolhas, corte, aranhão ou ferida nós pés. A proposta de folder educativo propicia aproximação de enfermeiros e pacientes a uma assistência integral e que auxilie protagonismo do auto-cuidado dos sujeitos. Conclui-se que a confecção de um folder educativo exige planejamento do conteúdo e formato, deve-se buscar por evidências científicas atuais e observar o contexto de vida dos pacientes, para proporcionar o alcance de sua finalidade, que é a compreensão e adesão pelo paciente.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis