DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO: O INÍCIO DA VIDA, UMA NARRATIVA ANTES DO PRINCÍPIO.

Autores

  • Kaio Cesar Bandeira da Rocha
  • Isa Maria Ferreira Azevedo
  • Jonathan Alves de Lima
  • Rebeca Cristian Victor Morada
  • Jose Roberto Feitosa Silva

Resumo

No segundo semestre do curso de Ciências Biológicas é ofertada a disciplina Biologia do Desenvolvimento que, por sua vez, é divida em duas etapas: estudo do desenvolvimento animal e a segunda, estudo do desenvolvimento vegetal. Nesse contexto, o presente trabalho busca relatar a experiência sentida ao realizar uma tarefa solicitada pelo professor de Biologia do Desenvolvimento Animal. Nesse cenário, a atividade consistia em escrever uma narrativa do seu próprio desenvolvimento embrionário, livre para usar qualquer tipo de enredo, incluindo vídeo, poesia, crônicas, fábulas etc. Com isso, os requisitos eram citar os estágios que o aluno passou ao longo da formação das células reprodutivas de seus pais, narrar o desenvolvimento dessas células até a fase de maturação, descrever o caminho percorrido até a fecundação culminando com o desenvolvimento embrionário vivido no útero da sua mãe, sendo necessário mencionar pelo menos até a quarta semana. Dessa forma, o presente trabalho para os encontros universitários consistiu em unir todas essas estórias para a construção de uma revista, a ser apresentada nos Encontros Universitários, iniciando com uma breve introdução ao assunto discutido na disciplina em questão, tornando, dessa maneira, possível o debate sobre as obras. Além do mais, acontecerá a leitura de alguns trabalhos evidenciando a criatividade de cada aluno ao escrever seu percurso, qual o método utilizado na elaboração e, abordando aspectos de cada enredo, expor pontos que auxiliaram na compreensão dos assuntos da disciplina com a realização dessa tarefa. Em suma, a atividade realizada nessa disciplina resultou em trabalhos incríveis que renderam uma boa experiência de aprendizagem e, portanto, é válido ressaltar a importância de práticas docentes com esse caráter que incentiva a construção do conhecimento de forma lúdica, reflexiva e que traz o conhecimento científico com uma outra abordagem.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis