DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

Autores

  • Ana Carla da Silva Pinheiro
  • Walter Régis de Lima Júnior
  • Isadora Lima Silva
  • Jorgiana Ricardo Pereira

Resumo

O trabalho focaliza a prática de documentação pedagógica em um grupo de creche na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC) da UFC. Decorre da experiência como bolsista na UUNDC, especificamente, na turma nomeada Infantil 3B e de estudos teóricos e orientados sobre o tema. Os dados foram construídos a partir da coparticipação nas práticas de documentação pedagógica das professoras, particularmente as de observação, de registro escrito e edição destas. Estas práticas apoiavam a produção de documentação pedagógica, por exemplo: de relatórios descritivos e narrativos acerca da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças. No decorrer da experiência, foi possível perceber que a documentação das interações e ações das crianças no cotidiano permitia às professoras constituírem um planejamento educacional à luz do que as crianças revelavam, a partir de suas escolhas, diálogos e preferências individuais e coletivas na UUNDC, tanto nos momentos de brincadeira como de outras atividades, como produção de desenhos, escuta de histórias etc. Isto porque os registros escritos acerca do cotidiano vivido pelas crianças, bem como suas produções na instituição (desenhos e outras expressões plásticas e escritas) eram periodicamente analisados pelas professoras, funcionando como uma bússola orientadora do processo educativo em desenvolvimento no grupo com o qual trabalhavam. Nesse contexto, a documentação pedagógica mostrou-se favorável à comunicação e visibilidade das aprendizagens elaboradas e em processo pelas crianças, dos seus interesses e necessidades e à elaboração de um planejamento feito em diálogo com as crianças.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis