DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RECURSO PARA ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PADAGÓGICO
Resumo
Este trabalho busca demonstrar a importância da documentação pedagógica na Educação Infantil, especificamente, suas contribuições para o acompanhamento das ações pedagógicas no cotidiano. Por meio da documentação, construída a partir da leitura e análise de registros do trabalho pedagógico (registro diário, gravação em áudio e/ou vídeos, desenhos e outras produções feitas pelas crianças etc.), é possível conhecer as práticas realizadas no cotidiano e, ao mesmo tempo, escutar a criança e visibilizar o que ela nos diz por meio das múltiplas linguagens que dispõe. A partir da experiência como bolsista em um grupo de creche na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), da UFC, pude refletir sobre essas questões. Nessa experiência, localizada na Turma Infantil 3B, participei ativamente das práticas de documentação e realizei estudos sobre o tema, a partir da orientação das professoras. A prática de digitação, organização e edição dos diversos registros realizados sobre o trabalho pedagógico desenvolvido Turma Infantil 3B, assim como o contato com as crianças e as práticas educativas no cotidiano, possibilitaram a constatação da relevância que a documentação pedagógica tem para tornar visíveis o trabalho de instituições de Educação Infantil e a competência das crianças. Dessa forma, concluo ressaltando a compreensão de que a práxis de documentação pedagógica é um recurso necessário para conhecer, ver, refletir e acompanhar sistemática e efetivamente o trabalho pedagógico realizado junto às crianças em instituições de Educação Infantil, bem como, para a escuta da criança.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.