DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RECURSO PARA ACOMPANHAMENTO DO TRABALHO PADAGÓGICO

Autores

  • Walter Regis de Lima Junior
  • Ana Carla da Silva Pinheiro
  • Isadora Lima Silva
  • Jorgiana Ricardo Pereira

Resumo

Este trabalho busca demonstrar a importância da documentação pedagógica na Educação Infantil, especificamente, suas contribuições para o acompanhamento das ações pedagógicas no cotidiano. Por meio da documentação, construída a partir da leitura e análise de registros do trabalho pedagógico (registro diário, gravação em áudio e/ou vídeos, desenhos e outras produções feitas pelas crianças etc.), é possível conhecer as práticas realizadas no cotidiano e, ao mesmo tempo, escutar a criança e visibilizar o que ela nos diz por meio das múltiplas linguagens que dispõe. A partir da experiência como bolsista em um grupo de creche na Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança (UUNDC), da UFC, pude refletir sobre essas questões. Nessa experiência, localizada na Turma Infantil 3B, participei ativamente das práticas de documentação e realizei estudos sobre o tema, a partir da orientação das professoras. A prática de digitação, organização e edição dos diversos registros realizados sobre o trabalho pedagógico desenvolvido Turma Infantil 3B, assim como o contato com as crianças e as práticas educativas no cotidiano, possibilitaram a constatação da relevância que a documentação pedagógica tem para tornar visíveis o trabalho de instituições de Educação Infantil e a competência das crianças. Dessa forma, concluo ressaltando a compreensão de que a práxis de documentação pedagógica é um recurso necessário para conhecer, ver, refletir e acompanhar sistemática e efetivamente o trabalho pedagógico realizado junto às crianças em instituições de Educação Infantil, bem como, para a escuta da criança.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis