EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS-EJA: A IMPORTÂNCIA DE POLITICAS PÚBLICAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR(A) E DO CURRÍCULO ADEQUADO.

Autores

  • Rosemary Rodrigues Freire
  • Ronaldo de Sousa Almeida

Resumo

Este trabalho objetiva analisar a importância do papel do educador da modalidade de EJA, considerando que o maior desafio enfrentado por esses profissionais da educação remete à ausência de políticas públicas mais específicas que lhes proporcionem uma formação qualificada para atuar junto aos alunos da EJA. Ademais, precisamos de ações do poder público que, além dessa formação, também, possibilitem um currículo que contemple e respeite as singularidades, as características e os interesses do público-alvo dessa modalidade, visto que esses desafios impactam nas condições dadas aos educadores e que, comumente, afetam a qualidade do ensino destinado aos alunos da EJA. Esse O trabalho também busca refletir sobre a aplicação do que é proposto na Lei de Diretrizes e Bases LDB 9.394/96, sobretudo no que diz respeito aos direitos dos estudantes e ao trabalho pedagógico, uma vez que a Educação de Jovens e Adultos (EJA) destina-se àqueles que não tiveram acesso à educação na idade própria tendo por finalidade o pleno desenvolvimento e preparação do educando para o exercício da cidadania de acordo com a Constituição Federal de1988. Na metodologia, optamos por fazer um estudo bibliográfico e documental. A fundamentação teórica foi delineada a partir das ideias de teóricos da Educação, como Brunel (2008); Freire (2003); Gadotti (2012); Machado (2016) e Lerche (2008) que possibilitou apontar características marcantes e necessárias aos professores(as) de EJA, tais como: resiliência; resistência; persistência e formação, fazendo-se necessário, também, considerar a complexidade das questões expostas aqui neste trabalho quanto à adaptações de currículo, métodos e espaços que atendam às especificidades do aluno da EJA. Conclui-se, então, a urgência de políticas públicas que priorizem a Educação de Jovens e Adultos.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis