EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA PRÉ-ESCOLARES ACERCA DE HÁBITOS DE HIGIENE PESSOAL - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
É fato que a higiene pessoal é algo de extrema relevância para a qualidade de vida de uma pessoa, devendo esses hábitos saudáveis com os dentes, mãos, cabelos e corpo serem desenvolvidos desde a infância, aliando o cuidado dos pais com o apoio e empenho dos profissionais das creches. Objetivou-se relatar a experiência de acadêmicos em Enfermagem em uma ação de educação em saúde com pré escolares acerca de seus hábitos de higiene. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará em outubro de 2019. A atividade foi realizada em uma creche da rede pública de Fortaleza, Ceará, com 25 crianças entre 2 e 3 anos de idade. Foram selecionadas as temáticas: higienização oral, das mãos e do corpo. Cada tema foi abordado em uma mesa, coordenada por dois acadêmicos, que ofereciam, além da exposição dialogada, atividades lúdicas, como desenho, pintura e simulação da escovação. No decorrer da atividade, as crianças foram bastante receptivas e se mostraram atentas sobre os temas discutidos. Também partilharam sobre seus hábitos de higiene pessoal no cotidiano e a participação dos cuidadores nesse processo. Apesar da agitação típica da faixa etária, os acadêmicos conseguiram conduzir a ação. Os profissionais da creche, que supervisionaram o momento, mostraram-se bastante satisfeitos com a dinâmica e convidaram os estudantes para novas atividades. Assim, conclui-se que atividades que visem proporcionar o autocuidado são necessárias desde a infância, e as crianças devem ser participantes ativas nesse processo, não apenas recebendo a informação, mas também retirando suas dúvidas e compartilhando vivências, sendo a realização ações de educação em saúde como essa de fundamental importância para a promoção da saúde da criança e para a familiarização dos estudantes de enfermagem com o público infantil e suas peculiaridades.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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