ELABORAÇÃO DE CONTEÚDO PARA MÍDIAS DIGITAIS, UMA FORMA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM BIOFÍSICA

Autores

  • Tatyane Pereira de Souza
  • Viviane Déles Marques
  • Alyne Costa Martins
  • Bruno Anderson Matias da Rocha

Resumo

A radiobiologia estuda os diversos efeitos causados pela radiação ionizante nas células e nos tecidos vivos. Mesmo depois de muitos estudos e descobertas, esse é um tema que ainda gera muitas dúvidas na população, principalmente no que diz respeito aos acidentes históricos. Por isso, a divulgação de informações provenientes de estudos científicos com uma linguagem mais acessível é de extrema relevância. Na disciplina de Biofísica, foi proposta uma atividade, em grupo, de divulgação científica. O objetivo desse trabalho foi abordar as notícias de radiobiologia. Para desenvolver essa atividade, foi observada a necessidade de criar estratégias buscando o envolvimento do público-alvo, estudantes da disciplina e população de um modo geral. Para isso, foi utilizado material retirado de uma rede internacional de mídia áudio visual. A intenção era buscar um vídeo bastante popular, que cativasse a atenção do público. Dessa forma, o conteúdo poderia ser tratado de forma mais acessível, com termos que poderiam ser compreendidos por pessoas comuns, aliando informação à doses de humor para o momento da exposição. Após a busca pelo vídeo, foi realizada uma pesquisa em portais de periódicos sobre o conteúdo a ser abordado e em seguida, escrevemos o roteiro. Com base no roteiro, realizamos uma dublagem. Para isso, um membro do grupo descreveu o cenário da cidade de Pripyat, que é considerada uma cidade fantasma, após o acidente em Chernobyl. Essa descrição foi baseada na perspectiva de um visitante comum. A fala da descrição foi gravada e posteriormente colocada, de forma sincronizada, junto às imagens do vídeo. A edição do vídeo foi realizada com os programas InShot e VivaVideo. Após finalizar a etapa de produção e edição do vídeo, este pode ser exibido para a turma, juntamente com um áudio explicando todo o contexto do acidente, bem como suas consequências. A atividade trouxe um melhor compreensão do tema na turma, confirmando seu êxito.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis