ELABORAÇÃO DE COOKIE INTEGRAL DE CENOURA

Autores

  • Maria de Fatima Oliveira Bernardino
  • Ana Beatriz de Melo Holanda
  • Dorijânia da Silva Marte
  • Thaísa Valéria Carvalho dos Santos
  • Maria do Carmo Passos Rodrigues

Resumo

A busca por alimentos mais saudáveis e com algum apelo funcional vem fazendo com que a indústria alimentícia se adapte a essas mudanças.Os biscoitos têm sido alvos dessas alterações de modo que se tornem mais nutritivos e atrativos. Este trabalho teve como objetivo a elaboração de biscoitos tipo cookies, visando um lanche mais saudável e prático. O painel foi constituído por 60 julgadores (18 a 25 anos), os quais avaliaram os cookies de cenoura com coco e gotas de chocolate, respectivamente, por métodos sensoriais afetivos. Foram analisadas duas amostras codificadas com 3 dígitos que se diferenciavam entre si pelo seguinte componente: com fermento (Amostra A) e sem fermento (Amostra B). Os provadores marcaram com um círculo a amostra que eles acharam mais preferida. Para avaliar a aceitação dos cookies foi realizado teste afetivo pelo método de escala hedônica estruturada de nove pontos, que varia de ‘gostei muitíssimo’ (nota 9) a ‘desgostei muitíssimo’ (nota 1). Os atributos avaliados foram: aparência, aroma, sabor, crocância e impressão global. O teste de intenção de compra foi realizado utilizando-se escala estruturada de cinco pontos, que varia de ‘certamente não compraria’ (nota 1) a ‘certamente compraria’ (nota 5). Os cookies elaborados não diferiram entre si quanto aos atributos aroma, sabor, textura, crocância e impressão global. Em relação à intenção de compra, a maioria dos consumidores ficou na categoria de indecisão de compra. Modificações nas formulações são sugeridas para que o produto alcance uma melhor avaliação nos parâmetros avaliados.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis