EMPREENDEDORISMO NA ZOOTECNIA: UMA ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES E DESAFIOS DA EMZOOTEC

Autores

  • Anderson Costa de Oliveira
  • Maria Ingrid Santos da Silva
  • Ana Beatriz dos Santos Lopes
  • Gabriela Ellen de Sousa Vidal
  • Lays DÉbora Silva Mariz

Resumo

A Empresa Júnior de Zootecnia (Emzootec Jr.) do Centro de Ciências Agrárias atua desde 2006, sob administração de alunos da graduação e apoio dos docentes da Universidade Federal do Ceará (UFC). A empresa representa um elo fundamental entre o referencial teórico, obtido em sala de aula e o prático, vivenciado no campo, contribuindo em fomentar o empreendedorismo e a capacitação de futuros profissionais. Dentre os trabalhos, destaca-se a elaboração e realização de projetos e serviços agropecuários direcionados para pequenas e médias propriedades rurais, que permite aos alunos vivenciarem situações impostas pelos diferentes perfis de produtores e contribuir para o desenvolvimento do mercado da região. No entanto, é fundamental para o desenvolvimento da empresa que os alunos tenham amplo conhecimento sobre suas atuações e objetivos, visando um maior ingresso de alunos interessados à equipe, sendo este portanto, um dos grandes desafios vivenciados pelas empresas juniores do país. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi de avaliar o conhecimento da atuação e da importância da Emzootec Jr. para os alunos de graduação de Zootecnia da UFC. Para isso, foi realizada uma pesquisa através de um questionário, elaborado no modelo Google Forms. Observou-se que, aproximadamente 87,5% dos entrevistados tinham conhecimento sobre a existência da empresa, contudo apenas 20% destes, conheciam realmente os serviços prestados à sociedade. Em relação à sua importância, 97,5% dos entrevistados consideraram a empresa de grande relevância ao curso de graduação. Os aspectos identificados nos permitem concluir que, a Emzootec possui importância reconhecida pelos discentes, porém faz-se necessária uma ampliação da divulgação das ações da empresa para esse público, de modo a repercutir em uma melhor visibilidade desta, permitindo o ingresso de um maior número de discentes interessados em adquirir vivência empresarial ainda na graduação.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis