ENSINO DE ESPANHOL PARA INICIANTES: UMA PROPOSTA SOCIOLINGUÍSTICA

Autores

  • Pedro Saraiva dos Santos Junior
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

No presente trabalho, objetivamos relatar a experiência vivenciada na Residência Pedagógica de língua espanhola, particularmente, no que se refere às atividades desenvolvidas e aplicadas durante o projeto de intervenção pedagógica. O projeto foi realizado na escola-campo E.E.M. Adauto Bezerra, localizada em Fortaleza/Ce para uma turma de vinte e cinco alunos de primeiro ano do ensino médio. Para atingir os objetivos propostos, tivemos em consideração os pressupostos do Projeto Político Pedagógico da escola em questão e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Nossa meta foi diminuir os preconceitos linguísticos, apresentando um ensino contextualizado, indo além dos postulados da gramática normativa, uma vez que essa gramática constitui apenas uma tentativa de descrever a norma culta, conforme afirma Bagno (1999). O espanhol, como uma das línguas mais faladas do mundo, por vezes, é apresentado ao aluno, mesmo nos livros didáticos, como uma língua homogênea, ignorando-se suas diferenças a níveis fonético-fonológico, morfossintático, semântico-lexical e pragmático. Para a fundamentação teórica das ações empreendidas, pautamo-nos nos documentos citados, bem como nos estudos de Baralo (1999) e de Moreno Fernández (2000). Como parte da metodologia empregada em sala de aula, pedimos aos alunos que escolhessem os países que melhor gostariam de conhecer, tal estratégia permitiu-nos abordar questões culturais como: culinária, festas, músicas entre outros aspectos que fossem do real interesse dos discentes. Os países escolhidos foram: Argentina, Colômbia, Espanha, México e Cuba. Os resultados demonstraram que as estratégias didáticas empregadas foram particularmente produtivas e eficazes ao contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos alcançados pelo projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis