ENSINO INTEGRATIVO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTEGRAÇÃO ENTRE DUAS LIGAS ACADÊMICAS NO CAMPUS DO PORANGABUSSU

Autores

  • Ruan Costa Goncalves
  • Gabriela Mie Ejima Basso
  • Vívien Cunha Alves de Freitas
  • João Pedro Barros Façanha
  • Denisse Sales Paula
  • Francisco de Assis Aquino Gondim

Resumo

INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas são projetos que trabalham no tripé acadêmico, promovendo atividades direcionadas ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão; propiciando espaços de aprofundamento científico, nos quais o estudante universitário vivencia novos aprendizados possibilitando o compartilhamento de saberes na academia e na sociedade. OBJETIVOS: Relatar a experiência de uma atividade de ensino promovida por duas ligas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará: Liga Acadêmica de Neurociências (NEUROLIGA) e Liga de Psicofarmacologia Clínica Aplicada (LPCA). METODOLOGIA: Estudo do tipo relato de experiência realizado durante dois dias do mês de outubro de 2019 e ocorrido no Campus do Porangabussu. Os projetos, apesar de possuírem campos de atuação próximos, têm sua linha de trabalho bem definida. Sendo assim, a atividade consistiu em uma integração entre esses campos para fortalecer o entendimento da semiologia, visando um atendimento ambulatorial mais holístico e integrador. No primeiro dia, realizou-se uma capacitação da NEUROLIGA para a LPCA sobre Exame Neurológico. No segundo, ocorreu uma capacitação da LPCA para a NEUROLIGA sobre Exame do Estado Mental. RESULTADOS: A atividade de ensino entre as duas ligas promoveu, além da revisão de aspectos teóricos das duas temáticas, a compreensão do funcionamento dos dois serviços no âmbito profissional. Desta forma, ambas as atividades foram de grande proveito para os integrantes acadêmicos dos projetos, sendo avaliadas positivamente pelos participantes. CONCLUSÃO: Portanto, atividades como essa oferecem vantagens para os envolvidos, fortalecendo os eixos de Ensino, Pesquisa e Extensão propostos pelas ligas. Contanto, devido à falta de interação entre os projetos de uma maneira geral, ainda são poucas as ocasiões na FAMED em que esse tipo de integração ocorre, sendo necessário, pois, que mais momentos como esse sejam estimulados, contribuindo para o trabalho interdisciplinar em saúde.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis