ESPORTE E RESILIÊNCIA EM UNIVERSITÁRIOS

Autores

  • Leticia Freire de Sousa
  • Beatriz Barbosa dos Santos
  • Beatriz Rodrigues Monte
  • Paloma Cristina Abreu Moreira
  • Regina Brena de Lima Costa
  • Wildner Lins de Souza

Resumo

Os inúmeros benefícios advindos da atividade física e/ou esportiva regular são claramente evidenciados e reconhecidos (Perim, 2015), entretanto, o ambiente esportivo pode impor situações adversas nas quais seus praticantes precisam enfrentar, bem como a pressão, exigências e avaliações, semelhante ao espaço universitário, sendo esse, também, repleto de deveres. A Coordenadoria de Atividades Desportivas (CAD) da Universidade Federal do Ceará (UFC) atua desempenhando um papel de incentivar o desporto estudantil em suas dimensões, ente elas, o de rendimento, associando a prática esportiva a um satisfatório rendimento acadêmico. Assim, o atleta universitário se vê em uma dupla jornada, entre aulas, trabalhos, estágios, provas, treinos e competições, precisando administrar as atividades em que está inserido. Dessa maneira, buscaremos analisar o processo resiliente entre alunos-atletas de rendimento dos esportes coletivos de quadra e de alunos não praticantes de esportes da UFC. Tal estudo constitui-se de um questionário e abrangerá temas como: otimismo, proatividade, autoestima, autoeficácia, flexibilidade, controle de emoções, empatia, assertividade, autonomia. A partir dos resultados obtidos, será realizado uma análise comparativa entre as duas populações. Espera-se que a prática esportiva favoreça a construção de um perfil mais resiliente a partir das situações enfrentadas no contexto esportivo, sendo capaz de transferir essa capacidade para outras áreas de suas vidas. Os resultados e discussões do estudo serão apresentados nos Encontros Universitários 2019.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis