ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATOS DE VIVÊNCIAS EM UMA TURMA DO INFANTIL V DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Francisco Naldo de Sousa Cavalcante
  • Cristiane Amorim Martins

Resumo

Muito se tem discutido sobre a importância do estágio nos cursos de formação de professores. Este trabalho tem o objetivo de relatar as experiências de um estudante de Pedagogia, durante do estágio supervisionado em uma turma de Infantil V, em um Centro de Educação Infantil (CEI) da rede pública municipal de Fortaleza, no período compreendido entre março e maio de 2019, relatos de sua vida academica. Entendemos que a criança quando nasce é imersa em um mundo social, comunicativo, e ela vai se apropriando desse mundo e internalizando os conceitos que lhes são apresentados neste mundo através do brincar e das interações. É no estágio que temos a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento da criança através de nossas práticas pedagógicas. Como metodologia, antes da inserção no CEI, revisamos e aprofundamos estudos sobre formação de professores, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI, 2009), rotinas na Educação Infantil e recebemos da professora da disciplina as orientações para cada etapa em campo. Na instituição, conhecemos os sujeitos, os ambientes, a professora e as crianças da turma em que realizamos as ações de observação, participação (práticas de auxílio à professora) e intervenção. Posteriormente, elaboramos um relatório final, apresentando e discutindo as experiências vividas. Como ganho, o estágio proporcionou momentos de exercício da prática docente na educação infantil, através do planejamento de atividades que valorizam os conhecimentos prévios das crianças e promovem aprendizagens significativa para eles. Ao final dessa experiência, foi possível concluir que o estágio nos contextos de educação infantil é essencial na formação do pedagogo, pois, além de possibilitar uma inserção na realidade docente, em que se pode experimentar a indissociabilidade entre teoria e prática, permite aos graduandos a vivência da tarefa de promover o desenvolvimento integral da criança (LDB, 1998) através das interações e brincadeiras (DCNEI, 2009)

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis