ESTUDANTES IMIGRANTES NO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ: PERCEPÇÕES E VIVÊNCIAS
Resumo
A tão almejada aprovação no vestibular, principalmente de um curso com elevada concorrência como o de medicina, leva estudantes de diversas localidades a realizar graduação foram do seu local de origem, enfrentando todos os desafios e descobertas que o novo traz. Com esse estudo, objetivou-se compreender aspectos positivos e negativos vivenciados pelos estudantes de medicina da Universidade Federal do Ceará advindos de fora do estado do Ceará. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados roteiro de entrevista semiestruturado, aplicado a sete acadêmicos do ciclo básico da FAMED-UFC. Realizou-se Análise de Conteúdo, com a técnica de análise temática (BARDIN, 2014). A partir da análise, foram elaboradas seis categorias: amizade e adaptações; saudade da família; falta de orientação no início da faculdade; independência e responsabilidade; conflitos psicológicos; linguagem e sistema educacional. O aumento da responsabilidade e da liberdade foi enfatizado, mostrando que faz diferença na postura que os estudantes precisam assumir diante da vida, com maior autonomia para tomada de decisões. O acolhimento dos próprios estudantes universitários, com eventos como a Semana Zero, a apresentação da “Atlética Galo Selvagem” e das ligas acadêmicas são pontos decisivos para o favorecimento da criação de vínculos. Percebeu-se que o primeiro semestre na faculdade é o período mais desafiador para os estudantes, quando a saudade da família se faz mais presente, quando sentem que recebem pouca orientação e precisam se adaptar a novas formas do ensino e da aprendizagem. Conclui-se que é preciso estabelecer redes de apoio melhor estruturadas na Famed para acolher os estudantes imigrantes recém ingressos, com participação mais ativa do C.A XII de Maio e da coordenação do curso, a fim de escutá-los mais e facilitar processos de integração desses estudantes à faculdade e mesmo à vida na cidade.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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