EXPERIÊNCIA DE UMA BUSCA NA LITERATURA SOBRE FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO DA AMAMENTAÇÃO DISPONÍVEIS NA BASE DE DADOS WEB OF SCIENCE
Resumo
Considerando a importância do aleitamento materno para o binômio mãe e filho e a relevância do uso de ferramentas pelos profissionais de saúde na avaliação do processo de amamentação(AM), objetivou-se relatar uma experiência de uma busca de publicações científicas indexada na base de dados web of science quanto as principais características das ferramentas que vem sendo mais utilizadas para avaliar o processo de amamentação. Para tanto, foram utilizados os descritores indexados no Medical Subject Headings(MeSH: Breastfeeding e validation. Ainda, utilizou-se as palavras scale, tool, score e assessment. Do total de 265 artigos identificados na primeira avaliação, 199 foram excluídos de acordo com os critérios estabelecidos. Seguindo os critérios de inclusão, totalizaram-se 66 estudos selecionados para análise, dos quais 31(47%) fizeram o uso da Escala Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form(BSES-SF). Essa escala foi construída e validada por uma enfermeira e canadense, que se destina a avaliar as expectativas pessoais acerca da autoeficácia da mulher que amamenta. A escala inicialmente foi elaborada com 33 itens, mas atualmente, tem-se utilizado a versão abreviada com 16 itens, sendo constatado a sua aplicação em diversos países. É um instrumento que mede a confiança das mães na sua habilidade de amamentar, possui dois domínios (Técnica e Pensamentos intrapessoais), e é constituída por 14 itens que variam de 1 a 5 pontos cada item, perfazendo um total de 14 a 70 pontos. Verificou-se que a maioria dos estudos, aplicou a BSES-SF para avaliar o comportamento e a duração da amamentação na primeira semana após o parto e ainda na quarta e na oitava semana de vida da criança. Concluiu-se que a BSES-SF vem sendo a ferramenta mais utilizada nas pesquisas para diagnosticar a confiança das mulheres no seu potencial de exercer a amamentação. Logo, a experiência de levantamento em bases de dados auxilia o aluno no processo de construção do conhecimento científico.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.