EXPERIÊNCIA SOBRE ACOMPANHAMENTO FARMACÊUTICO A PACIENTES INTERNADAS NA UTI ADULTO DE UMA MATERNIDADE-ESCOLA

Autores

  • Francisco Ildelano da Costa Silva
  • Rebeca Silva Duarte
  • Aline Maria Parente de Freitas Veras
  • Adriano Evangelista Maia
  • Angela Maria de Souza Ponciano

Resumo

A Maternidade-Escola Assis Chateaubriand faz parte do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará e semestralmente recebe alunos de instituições conveniadas para que estes tenham a vivência de estágio hospitalar. Vale ressaltar que por abranger pacientes adultos, crianças e neonatos, a instituição dispõe de um campo completo para quem deseja ter a experiência de atuar com diferentes faixas etárias. O objetivo do trabalho é descrever a experiência de alunos de farmácia que atuaram no setor de UTI adulto sendo acompanhados pela farmacêutica responsável. Trata-se de um relato de experiência que visa expor as atividades desenvolvidas durante o estágio em Farmácia Hospitalar. Foram desenvolvidas atividades de verificação de interações medicamentosas e de possíveis equívocos de prescrição, os quais eram sempre debatidos durante as visitas multiprofissionais. Além disso, foi possível aprender como é feito o aviamento de prescrições na UTI adulto sempre verificando as devidas profilaxias e foram realizadas ainda a revisão da tabela de diluição e a atualização das fichas de seguimento farmacoterapêutico. Como resultado, percebeu-se que foi possível exercitar os conhecimentos teóricos vistos anteriormente em disciplinas como Farmacologia, Atenção Farmacêutica e Farmácia Hospitalar. Ademais, viu-se que foi possível desenvolver um raciocínio clínico e aprender sobre doenças que podem comprometer uma gestação. Destarte, ratifica-se que o contato com pacientes em UTI Adulto são importantes na construção de conhecimento clínico. Entretanto, pacientes gravídicas possuem um valor agregativo aos conhecimentos adquiridos pelos alunos, visto que são pacientes em situação complexa e necessitam de necessidades especiais e mais específicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis