EXTENSÃO RURAL E A APRENDIZAGEM EM CAMPO

Autores

  • Angelica Maria da Silva
  • Maria Lucia de Sousa Moreira

Resumo

A extensão rural e o saber técnico-científico, quando tomados de forma crítica, apresentam-se como um importante meio de educação e autonomia para camponeses e camponesas, possibilitando com isso, uma significativa ferramenta para a construção de uma práxis transformadora e libertadora. Para tanto, torna-se indispensável a aproximação da universidade para com a sociedade, sobretudo das comunidades rurais. Este trabalho visa relatar a experiência vivenciada a partir de uma aula de campo, onde as turmas das disciplinas de Extensão Rural e Aspectos Sociais da Agricultura, as duas ofertadas pelo curso de Agronomia, puderam experienciar a vida cotidiana dos moradores das comunidades de Caetanos de Cima e Matilha, ambas localizadas no Projeto de Assentamento Sabiaguaba - Amontada/CE, pretende-se também analisar as atividades realizadas durante o campo e sua particularidade dada a partir da metodologia participativa, identificando os conflitos presentes nas duas comunidades, suas formas de resistências e suas práticas políticas e culturais, cujo qual busca-se integrar a universidade e as comunidades agrárias, quer seja no litoral, quer seja no sertão, para a construção contínua de um mundo com menos desigualdades e ambientalmente sustentável. A metodologia utilizada nos dois dias de campo foi a participativa, onde foram desenvolvidas atividades como visitas técnicas em quintais produtivos e rodas de conversa com agricultores, pescadores e com as mulheres, visto que elas têm uma importante trajetória de luta e resistência nas comunidades. Portanto, vivenciar a realidade dos assentamentos em questão através da aula de campo, possibilitou entender na prática os aprendizados adquiridos em teoria na sala de aula, além de abrir novos caminhos e possibilidades para se compreender a importância de uma extensão rural crítica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis