EXTENSÃO SOBRE DOENÇAS ESTIGMATIZANTES PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO MUNICÍPIO DE RUSSAS

Autores

  • Leia Gadelha Teixeira
  • Lara Brasil Plutarco
  • Ihasmyne da Silva Sousa
  • Ana Kaline de Queiroz Silva
  • Marianne Santos Florêncio
  • Paula Sacha Frota Nogueira

Resumo

INTRODUÇÃO: A hanseníase e a tuberculose se destacam como graves problemas de saúde pública no Brasil. Essas doenças possuem uma carga histórica acompanhada de preconceito e estigma social, o que dificulta a execução de medidas de controle e profilaxia. Nesse contexto, a Liga Acadêmica de Doenças Estigmatizantes (LADES) da Universidade Federal do Ceará (UFC) tem como um de seus objetivos disseminar informações para a comunidade por meio de estratégias de educação em saúde, utilizando essas doenças como objeto de estudo. Relatar o processo de realização de uma ação de extensão ocorrida na Universidade Federal do Ceará do município de Russas. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência vivenciada na atividade de extensão proposta pela LADES em parceria com o Projeto Rondon da UFC ocorrida na UFC, no Campus de Russas. A atividade ocorreu no dia 6 de novembro de 2019, durante os Encontros Universitários, e foi organizada por 9 alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Medicina, no período de 8h às 17h. No local, havia uma estrutura com banners e materiais informativos, onde os alunos abordavam os acadêmicos do Campus com o intuito de empoderar, instruir e esclarecer possíveis dúvidas a respeito dos temas. RESULTADOS: Aproximadamente 50 pessoas participaram da atividade durante todo o dia. A maior parte dos participantes expressaram muitas dúvidas sobre os temas, principalmente em relação à hanseníase, pois muitos nunca tinham ouvido falar sobre a doença. As perguntas mais frequentes foram sobre a forma de transmissão e sinais e sintomas. CONCLUSÃO: Diante disso, se expressa a importância da educação em saúde com enfoque nessas doenças na diminuição do estigma. Além disso, essa estratégia promove a participação da comunidade no processo de discussão, reduzindo as barreiras de conhecimento sobre a doença e favorecendo sua prevenção e diagnóstico precoce.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis