FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE BUSCA DE PARTICIPANTES DE ESTUDO CLÍNICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA SEGUNDA FASE DO PROJETO ERICA

Autores

  • Felipe Silva Araujo
  • Mirele Coelho Araújo
  • Thais Sousa Leite
  • Anderson Fuentes Ferreira
  • Veridiana Pessoa Miyajima
  • Alberto Novaes Ramos Junior

Resumo

Introdução: São denominadas redes sociais, no mundo virtual, aplicativos e sites utilizados por indivíduos que possuem ideias, valores e interesses compartilhados, com destaque o Facebook, lançado em 2004, em 2012 foi considerado a maior rede social do mundo. Diante disso, o Facebook foi utilizado como ferramenta de busca por participantes da primeira fase do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA). Objetivo: Relatar a experiência de bolsistas de iniciação científica do projeto ERICA, realizado no Ceará (CE), na busca por participantes da primeira fase do estudo, através do Facebook. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre o uso do Facebook como forma de entrar em contato com os participantes da primeira fase do projeto ERICA-CE, realizado em 2014. A busca ocorreu durante o segundo semestre de 2019 e seguiu as seguintes etapas: seleção da escola participante do estudo; escolha de um dos alunos que tivesse nome e/ou sobrenome menos comum; procura do participante pela barra de pesquisa do Facebook; envio de solicitação de amizade e mensagem falando sobre a segunda fase do estudo. Resultados: A partir do momento em que o primeiro participante foi encontrado, a busca foi facilitada devido a opção “amigos em comum” presente no site, haja vista que a maior parte dos alunos tem em seu círculo de amigos virtuais os colegas de classe da época da primeira fase do estudo. A recepção dos participantes foi considerada satisfatória e muitos deles aceitaram a solicitação de amizade e responderam a mensagem explicativa sobre a segunda fase do estudo, tanto tirando dúvidas como também atualizando seus dados para a participação dessa nova etapa. Conclusão: O uso do Facebook contribuiu para o alcance de melhores resultados do estudo, além de ter trabalhado o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades relacionadas à comunicação dos bolsistas de iniciação científica do projeto.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis