FISIOTERAPIA NAS ATIVIDADES EDUCATIVAS DE PROMOÇÃO DA SAÚDE COM ESCOLARES EM FORTALEZA/CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Ana Victoria Costa Freitas
  • Manoela Moura de Sousa
  • Milena Soares Bulcao Holanda Martins
  • Brenda Karen Barbosa do Vale
  • Malena Martins Magalhães
  • Patricia Moreira Collares

Resumo

Introdução: A promoção da saúde é uma relevante estratégia utilizada pela Fisioterapia visando à melhoria da qualidade de vida relacionada a saúde. A formação do fisioterapeuta deve ser generalista e capaz de tornar o profissional um agente promotor da saúde em diversos cenários. Objetivou-se relatar o desenvolvimento das atividades educativas realizadas por acadêmicos de Fisioterapia em uma Escola Pública de Ensino Fundamental II. Metodologia: Relato de experiência da práxis extensionista, de caráter descritivo e abordagem qualitativa. Realizado por acadêmicos e docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará em conjunto com membros da equipe do NASF da UAPS Anastácio Magalhães durante os meses de outubro e novembro de 2019, em uma escola na cidade de Fortaleza, abordando o público alvo de adolescentes (N=80), em quatro turmas distintas do sétimo ao nono ano. Resultados: Foram aplicadas atividades com foco na postura. Inicialmente, foi elaborada as atividades educativas seguindo os passos: 1 - Análise situacional das demandas do público alvo junto a equipe do NASF; 2 - Confecção do “Jogo da Postura” uma proposta de tabuleiro de 25 estações com peças vivas (os estudantes); 3 - Elaboração de cronograma de atividades e mapeamento das turmas/salas a serem abordadas; 4 - Execução do protocolo de intervenção, uma turma por encontro, de 50 min de duração, divividos em 4 grupos com 5 estudantes cada, sendo eleito um líder; 5 – relatório com a devolutiva das atividades aplicadas. A partir da elaboração conseguimos estabelecer uma sistemática para a construção e execução de atividades educativas do âmbito de promoção da saúde. Conclusão: A elaboração das atividades educativas é uma estratégia significativa para uma abordagem eficiente com jovens escolares. Assim, a elaboração de dinâmicas educativas lúdicas representa uma ferramenta viável de atuação da Fisioterapia no campo da Atenção Primária em Saúde.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis