FLOR A FLOR

Autores

  • Arthur Jose Cavalcante Gois
  • Ligia Queiroz Matias

Resumo

A busca dos professores por diferentes metodologias que auxiliem os estudantes no processo de aprendizagem tem sido cada vez mais frequentes. Estas metodologias permitem quebrar a mecanicidade do ensino tradicional e a construção de conhecimentos pelos alunos de forma dinâmica, coletiva e contextualizada. Nesse sentido, os jogos didáticos podem ser usados como ferramenta metodológica de ensino pelo seu caráter lúdico e recreativo, por permitir a consolidação do conhecimento de forma fluida e compartilhada. Este trabalho foi desenvolvido à partir da criação do jogo FLOR A FLOR, feito pelo grupo de estudo em botânica INFLORA. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar como essa ferramenta lúdica é importante para integrar e repassar conhecimentos em relação à flora presente no Campus do Pici da Universidade Federal do Ceará, além de estimular a criticidade em relação a conservação da flora abordada. O jogo foi desenvolvido utilizando imagens e informações sobre espécies pertencentes à famílias distintas, como fórmula floral, hábito e endemicidade. O jogo possui como público alvo estudantes do curso de Ciências Biológicas, porém ele não se limita a este nicho, uma vez que o jogo permite flexibilidade nas perguntas abordadas pelos estudantes. Dessa forma, o jogo apresenta uma versatilidade por abordar as espécies de várias formas distintas possíveis. Por isso, o jogo será aplicado com alunos no início do curso e alunos que estão no término do curso, após as disciplinas obrigatórias presentes na grade curricular voltadas para botânica.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis