FORMAÇÃO DE BASE DAS ATLETAS DO VÔLEI FEMININO UFC

Autores

  • Bruna Gabriela Filgueiras do Amaral
  • Gabrielly Paz Pereira Tavares
  • Bruna Marques de Paula
  • Wildner Lins de Souza

Resumo

Segundo informações da Coordenadoria de Atividades Desportivas, a prática de voleibol feminino na Universidade Federal do Ceará ocorre desde a década de 60, porém, até 2008 as atividades esportivas recebiam pouco incentivo institucional. Em 2010, foi aprovado o Programa de Bolsa de Incentivo ao Desporto, buscando estimular estudantes de graduação a desenvolver suas capacidades em atividades relacionadas ao esporte, contribuindo na melhoria de sua trajetória e formação acadêmica. O projeto, que envolve ações além da Bolsa, proporcionou uma mudança significativa na evolução da equipe, principalmente pela disponibilidade de bolsas para estudantes-atletas da Universidade, que proporciona às atletas maiores condições de comprometimento com as atividades esportivas. Mesmo com incentivo de bolsas, boa condição de quadra, equipamento e assessoria técnica, atualmente a equipe encontra-se com dificuldade de aprimorar seu nível competitivo, fato atribuído à formação esportiva das atletas. O objetivo deste trabalho é identificar aspectos da formação esportiva das atletas da seleção de Vôlei feminino da UFC, apresentando indicadores que podem oferecer elementos para o aperfeiçoamento das atividades da equipe. Como metodologia foi aplicada às atletas pesquisa quantitativa através de questionário na plataforma Google, abordando aspectos da sua formação esportiva de base, obtendo uma amostragem das experiências anteriores das atletas relacionados com aspectos culturais e econômicos. Os resultados esperados são uma amostragem sócio-econômica da prática do vôlei feminino nas categorias de base. As considerações devem indicar os aspectos mais relvantes que constituem o perfil da atleta de vôlei feminino da UFC, contribuindo para elaboração de políticas de desenvolvimento da prática na UFC e nas categorias de base.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis