FUTSAL FEMININO: PERFIL DO PROCESSO DE INICIAÇÃO DAS ATLETAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Claudia Silveira de Almeida
  • Marieta Sales de Lima
  • Vitória Assumpção Oliveira da Silva
  • Wildner Lins de Souza

Resumo

O futsal feminino vem ganhando projeção no Brasil e no mundo, sendo bem difundido no meio universitário, em comparação a outros ambientes. Neste contexto promissor, torna-se importante conhecer o perfil das atletas e o que as suas experiências esportivas agregam na sua formação. O estudo teve como objetivo traçar um perfil do processo de iniciação ao futsal das atletas da Universidade Federal do Ceará. Compuseram a amostra 22 participantes. Para a coleta de dados, aplicou-se um questionário com 7 questões. Obtiveram-se os seguintes resultados: (a) 45% das atletas iniciaram a prática durante o ensino fundamental II, entre 11 e 14 anos de idade; (b) 72,7% deram os primeiros passos no futsal na rua; (c) 31,8% das atletas se formaram integralmente em escola particular e 31,8% em escola pública; (d) 54,5% apontaram que havia incentivo da escola para a prática do futsal; (e) 50% das participantes estão vinculadas à federação entre um ano e cinco anos; (f) sobre o tempo de prática sistemática, 31,8% (entre um ano e cinco anos de prática) e 31,8% (entre cinco e dez anos de prática); (g) 45,5% consideraram o prazer como o fator mais relevante nos anos de prática sistemática. Considerando a experiência das atletas da UFC, concluímos que: a iniciação esportiva do futsal feminino acontece tardiamente; a iniciação ocorre ma maior parte sem orientação profissional; há similaridade no acesso à prática entre as escolas públicas e privadas; o ambiente escolar contribui de alguma forma para o desenvolvimento da prática; o ensino superior é responsável pelas maiores experiências no desporto de rendimento.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis