GESTALT-TERAPIA: EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO ATRAVÉS DO GRUPO DE ESTUDOS.
Resumo
Introdução/justificativa: A Gestalt-terapia, teoria fundamentada por Friederich Perls e seus contribuidores, adentra-se no campo da Psicologia introduzindo diferentes discussões e uma nova perspectiva de prática clínica. Embasada em referenciais fenomenológicos-existenciais, a obra advinda da construção de Perls proporciona até hoje estudos e pesquisas dentro das áreas psicológicas, sociológicas, filosóficas e antropológicas. Diante a importância da referida teoria, notou-se no curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) a escassez de espaços de sistematização e que proporcionasse um estudo dirigido sobre a Gestalt-terapia aos estudantes de graduação. De forma a suprir essa demanda, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Psicologia da UFC promoveu o “Grupo de Leituras em Gestalt-terapia”. Objetivos: O objetivo do presente trabalho é retratar a experiência do grupo de estudos como estratégia facilitadora do aprendizado da Gestalt-terapia. Metodologia: Com encontros semanais de duas horas de duração, o grupo contou com dez estudantes de Psicologia de Instituições de Ensino Superior (IES) diversas. Os materiais/livros para estudo foram escolhidos de acordo com o interesse dos participantes e as discussões aconteciam por meio de leituras coletivas, debates, dinâmicas e metodologias de aprendizagem cooperativa. Resultados/conclusão: Foram realizadas as leituras de um livro juntamente de artigos e referenciais complementares da obra durante os doze encontros no semestre. No decorrer do grupo os participantes produziram resumos e fichamentos do material escolhido e trouxeram devolutivas positivas acerca do grupo de estudo como facilitador do aprendizado na abordagem gestáltica. Assim, evidenciou-se que a utilização de estratégias coletivas de aprendizado se faz eficaz e se torna uma importante ferramenta para os processos de ensino-aprendizagem.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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