GRUPO DE EXERCÍCIOS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA INDIVÍDUOS COM QUEIXAS DE DOR NO JOELHO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Resumo
INTRODUÇÃO: A dor contribui para que haja uma incapacidade funcional importante de alguns indivíduos, que geralmente possuem doenças crônicas associadas. O exercício físico e a educação do indivíduo, associados a outras abordagens não farmacológicas, são os tratamentos mais indicados para esse perfil de paciente. OBJETIVO: Relatar as atividades desenvolvidas por acadêmicos de fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, com um grupo de indivíduos com relatos de dor no joelho atendidos em uma UAPS na cidade de Fortaleza. MÉTODOS: Relato de experiência, com abordagem quali-quantitativa e de caráter analítico. Realizado por discentes do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará, sob demanda do serviço de fisioterapia da UAPS Anastácio Magalhães, na cidade de Fortaleza. Realizado no mês de Novembro e Dezembro de 2019, na sala de Fisioterapia da referida UAPS, abordando o público-alvo de idosos (n=15) com média de idade de 71 anos, com queixa álgica no joelho. Os encontros eram realizados em 5 fases: I-Educação em Saúde, onde eram discutidos temas propostos pelos participantes do grupo, II-Alongamentos globais, III-Aquecimento, IV-Exercícios de fortalecimento para membros inferiores e V- Relaxamento. Eram realizadas aferição depressão arterial ao início e final dos encontros. RESULTADOS: Com base na Escala Numérica de Dor (END), ao longo de 5 encontros, 3 participantes não apresentaram melhora entre o END inicial e final, 3 participantes apresentaram melhora entre 1 e 5 pontos entre a END inicial e final, 4 participantes apresentaram melhora entre 6 e 10 pontos entre a END inicial e final, 1 participante apresentou piora de 4 pontos entre a END inicial e final. CONCLUSÃO: O fortalecimento dos músculos de membros inferiores é um tratamento eficaz para redução de queixas álgicas localizadas no joelho e a realização de atividades em grupo mostrou-se uma medida eficaz dentro do contexto da atenção primária.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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