HOJE VAI TER “PÊA”: REFLEXÕES A PARTIR DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Iury Crislano de Castro Silva
  • Breno José Mascarenhas Sá de Flor
  • Cyntia Emanuelle Souza Lima
  • Luiz Sanches Neto
  • Luciana Venâncio
  • Luciana Venancio

Resumo

Durante o Programa Residência Pedagógica(RP) os(as) residentes tiveram a oportunidade de planejar, elaborar e ressignificar seus conhecimentos nas aulas de Educação Física, visando oportunizar diferentes possibilidades de ensino-aprendizagem para os(as) alunos(as) das escolas da rede pública de Fortaleza. Ficamos responsáveis por duas turmas de 6º ano no Colégio da Polícia Militar. Como um dos conteúdos a serem ministrados tivemos as lutas, mais especificamente o Muay Thai. A RP nos possibilitou uma reflexão autocrítica acerca da docência e autonomia para o desenvolvimento das aulas. Por isso, esse resumo objetiva relatar a experiência com a Residência Pedagógica na Educação Física no Colégio da Policia Militar. A priori buscamos identificar os conhecimentos prévios que os(as) alunos(as) tinham a respeito do conteúdo lutas, por meio da seguinte indagação “Qual a diferença entre luta e briga?” posteriormente demos um breve histórico da modalidade (regras, vestimenta, costumes). No segundo momento formamos um círculo em que os(as) alunos(as) diziam seus nomes e em seguida executavam um golpe de lutas. Terceiro, quarto e quinto momento da aula foram caracterizados como combate, com algumas adaptações voltadas para a prática. E por fim, no sexto momento o questionamento do que seria briga e luta é retomado e os (as) estudantes escreveram novamente sobre essa questão. Percebemos a relevância em desenvolver certos conteúdos atrelados à temática violência nas aulas de EF escolar, uma vez que as turmas apresentaram interesse específicos e fizeram relações com as realidades vividas. Consideramos que a relação horizontal com o(a) aluno(a) e o desenvolvimento do que ele(a) quer aprender com o que ele(a) identificar e refletir, tornam mais valiosos os processos de elaboração dos conhecimentos e saberes, além de conferir protagonismo aos modos de pensar e agir no mundo contemporâneo.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis