IMPACTO DA ABORDAGEM TEÓRICO-PRÁTICA NA INSTRUÇÃO DE PRIMEIROS SOCORROS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Albert Torres da Rocha
  • Rodrigo Lopes de Paula Souza
  • Jeanne de Paula Bessa Sousa
  • Francisco Moises Ferreira de Sousa
  • Clara Damasio de Lima
  • Rogerio Pinto Giesta

Resumo

INTRODUÇÃO: O entendimento sobre condutas básicas de Primeiros Socorros (PS) minimiza a ocorrência de atendimentos e internações em situações de emergência. Diante disso, é fundamental que esse assunto seja abordado de forma contínua em diversos lugares, como nas instituições educacionais. O enfermeiro possui papel imprescindível na promoção da saúde e disseminação do cuidado e, segundo Marília de Oliveira, o papel de educador começa ainda na graduação. Assim, torna-se imprescindível o conhecimento de PS ainda como discentes de Enfermagem. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem, membros do Projeto de Extensão Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar (NUEMPH) da Universidade Federal do Ceará (UFC), em uma oficina de PS realizada no Programa de Educação Tutorial (PET) de Enfermagem da UFC. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado no dia 18 de outubro de 2019 com duração de, aproximadamente, 2 horas. O público foi composto por discentes e docentes, membros do PET – UFC, totalizando 13 participantes. Inicialmente, houve uma abordagem teórica, sobre hemorragias, mobilização e Obstrução de Vias Aéreas por Corpos Estranhos (OVACE) e, posteriormente, houve uma abordagem prática onde foram utilizados bonecos com feedback dos parâmetros para RCP de qualidade e materiais específicos. RESULTADOS: No momento teórico, os conhecimentos prévios do público facilitaram a realização da oficina, bem como contribuíram para a construção do conhecimento coletivo. No momento prático, constatou-se a relevância do treinamento em ambiente oportuno, possibilitando uma melhor assimilação teórico-prática do assunto. Ademais, o público foi interativo e receptivo, podendo sanar suas dúvidas sobre as condutas básicas de PS. CONCLUSÃO: A oficina se mostrou como uma ferramenta fundamental para promoção de saúde e reafirmou a importância do papel do enfermeiro como educador contínuo, discorrendo atividades sobre saúde, como primeiros socorros.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis