(IN)VISIBILIDADE: COMO COMPREENDER AQUILO QUE NÃO É VISTO?
Resumo
O projeto “Possibilidades de Ser” engloba diferentes atividades de extensão e pesquisa no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Este projeto é parte das ações do Laboratório de Estudos das Possibilidades de Ser (LEPSER) o qual promove uma educação do sensível e de valorização das inteligências múltiplas e das singularidades de ser-aprender. Com base nisso, relato as experiências vividas como Bolsista nas ações educativas do livro “O Menino Que Desenhava o Invisível”, escrito pela Profa. Tatiana Zylberberg e publicado na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará em Agosto de 2019, pelo Projeto Eu Sou Cidadão/Amigos da Leitura da APDMCE (Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará). O livro tem como tema central a invisibilidade, no qual o personagem principal não consegue aprender a ler e escrever, e permanece por anos nessa situação até que alguém finalmente o enxergue. A invisibilidade aqui é um ponto importante que nos leva a uma ampla reflexão acerca das pessoas invisíveis em nossa sociedade e nas escolas. Descobri (e vivi) uma rica experiência de participação e interação com amplo público, por exemplo, participei da elaboração e apresentação de um teatro musical, onde pude trazer à tona habilidades de atuação, composição, canto e roteiros, todos voltados para a importância de se enxergar e enxergar o outro. Além disso, pude auxiliar nos cursos de capacitação dos sessenta e dois educadores/articuladores de diferentes municípios cearenses, abrindo novos caminhos e olhares a partir do livro O Menino Que Desenhava o Invisível. Neste primeiro ano de curso, todas essas experiências que o Projeto me proporcionou foram de grande importância para que eu pudesse ampliar a minha visão de mundo, descobrindo novos olhares e enxergando novas possibilidades acerca das pessoas ao meu redor e até de mim mesmo, trazendo uma vivência mais humanitária que desejo levar comigo durante a minha jornada.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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