INCENTIVANDO O EMPREENDEDORISMO

Autores

  • Matheus Lima Felix
  • Levi Bayde Ribeiro

Resumo

O curso de Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais (SMD - UFC) tem como objetivo formar profissionais com expertise em diversas áreas dentro das trilhas de Sistemas Multimídia e Design Digital. Ao longo do curso, sobretudo nos primeiros semestres, onde a taxa de evasão é maior, percebe-se o déficit na construção de uma perspectiva mercadológica entre os alunos, de modo que se identifiquem dentro das trilhas, possuam referenciais, percebam as oportunidades para com as áreas emergentes dentro de um curto tão promissor como o SMD, além de, consequentemente, reduzir o índice de evasão na primeira metade da graduação. Ao longo do semestre, executamos ações, tanto focadas no primeiro semestre do curso quanto abertas a todos os semestres. Dentre as atividades para os alunos recém-ingressos, houveram momentos de workshop de oratória e pitch, juntamente com o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal do Ceará (CEMP-UFC), construímos um momento de dinâmica durante a aula da disciplina de Introdução à Sistemas e Mídias Digitais para avaliar os alunos e incentivá-los sobre a importância do desenvolvimento dessas habilidades para o mercado de trabalho e dentro da própria jornada na graduação. Outra atividade desenvolvida para os alunos do primeiro semestre foi a série de Talks focados nas trilhas do SMD, onde uma vez por mês trouxemos convidados atuantes no mercado em áreas relacionadas ao curso, de modo a trazer exemplos externos de pessoas que trabalham hoje com as coisas que aprendemos ao longo das disciplinas. Já no que compete às atividades realizadas para todo o curso, ao longo do segundo semestre tivemos uma série de Talks realizados em parceria com a Container Digital Jr. Empresa Jr. do SMD, onde trazemos outra série de temáticas, dessa vez mais específicas. Como forma de trazer esses alunos pros eventos, realizamos divulgações online e offline, pelas redes sociais e com chamadas dentro e fora da sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis