INFLUÊNCIA DA COMPACTAÇÃO DO SOLO NA PENETRAÇÃO DE RAÍZES E NO DESENVOLVIMENTO VEGETAL

Autores

  • Francisco Ronaldo Pereira Nascimento Junior
  • Antonio Dejaime Teófilo da Silva
  • Luiza Ferreira Lima Neta
  • Raul Shiso Toma

Resumo

Um perfil de solo representa a evolução do intemperismo, sendo o histórico dessa evolução ao longo do tempo e a sua análise fonte de informações importantes para o estudo da relação solo-planta. Um fator que constantemente tem sido identificado como limitador do desenvolvimento radicular é a presença da compactação, que em solos, podem ocorrer devido a utilização de manejos inadequados, diminuindo os espaços porosos que afetam a circulação de ar e água, e com a água o fluxo de nutrientes. A atividade realizada tem o objetivo de facilitar o entendimento sobre a ação da compactação de solos, de modo que a sociedade possa entender a importância do manejo dos solos e a preservação do recurso. Para facilitar a visualização do desenvolvimento radicular no solo foram usados dois recipientes cilíndricos de material transparente com volume de 2,5 L, nos quais foram simulados um horizonte A e um horizonte B argiloso, sendo que no primeiro recipiente o horizonte B foi compactado e no segundo não compactado. Semeadas três sementes de milho (Zea mays), e mantidas em condições locais de temperatura com adição de água controlada. Pode-se perceber que no recipiente cuja camada inferior foi compactada, as raízes nessa camada eram mais finas e um pouco mais espaçadas se comparado com o recipiente que não houve a compactação. Outro fator importante foi que ao segurar os recipientes percebeu-se a diferença na massa, pois apesar de serem o mesmo volume, o que continha solo compactado tinha maior quantidade de material depositado. Assim, o trabalho facilitou o esclarecimento sobre como a compactação do solo tem efeito negativo sobre a produção vegetal e que a necessidade do manejo adequado para evitar que ocorra o adensamento do solo é vital para a continuidade do seu uso.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis