INTERDISCURSIVIDADE E METADISCURSIVIDADE NO VIDEOCLIPE NOIR, DE LEE SUN-MI

Autores

  • Aradine Campos Lira
  • Cassio Grangeiro Lima
  • Maria das Dores Nogueira Mendes

Resumo

Neste artigo, com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso, na perspectiva de Maingueneau (2005), nós fazemos uma análise do clipe Noir (2019), da cantora sul coreana Lee Sun-mi. Dentro disso, encontramos as relações interdiscursivas e metadiscursivas presentes no clipe e analisamos discursivamente de que forma elas ocorrem. No desenvolver do trabalho, foi possível verificar a metadiscursividade visivelmente presente desde o título da canção até o fim da obra, através dos elementos que a constrói. Quanto a interdiscursividade, ela se dá através da inter-relação do discurso literomusical, ao qual o clipe pertence, e o discurso do uso doentio das redes sociais, atualmente.Com a identificação e análise das relações interdiscursivas e metadiscursivas que consistem o clipe Noir, da cantora Sunmi, chegamos à conclusão que a artista assume uma postura crítica no que diz respeito ao discurso literomusical relacionados ao uso excessivo das redes sociais. Podemos perceber fortemente a presença das relações metadiscursivas em toda a composição do clipe, em que a artista converge com outros discursos que validam o ethos e as cenas enunciativas que compõem uma visão realista e crítica de como as pessoas são, de fato, por trás da imagem perfeita que elas constroem nas redes sociais, mostrando o que esses usuários são capazes de enfrentar para conseguir a atenção desejada e indo mais além, Sunmi cria, dessa forma, uma espécie de conscientização, pois podemos refletir se esse tipo de comportamento, realmente, vale a pena. E, dessa maneira, surgem as relações interdiscursivas com o uso doentio das redes sociais, o qual, inicialmente, é captado e, depois, subvertido para ser ressignificado.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis