INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE E/LE: DESAFIOS, ESTRATÉGIAS E RESULTADOS
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar nossa experiência durante os anos de 2018 e 2019, na Escola Estadual de Ensino Médio Adauto Bezerra, junto ao programa Residência Pedagógica - Espanhol. O programa tem como objetivo capacitar os alunos da residência pedagógica em língua espanhola para atuarem no exercício da docência em contextos de ensino-aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. A metodologia utilizada nas intervenções didáticas empreendidas consistiu de aulas planejadas e orientadas ao ensino da língua espanhola, tendo em vista o desenvolvimento da oralidade e a aproximação dos alunos com a língua alvo. Tomamos como referencial teórico para a proposição do projeto de intervenção as orientações encontradas nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, bem como os postulados teóricos de autores como Silva (2012) e Muñoz (2012). O projeto nasceu como resultado de uma avaliação diagnóstica das aulas de E/LE para os alunos de 1° ano. Através desse procedimento, foi-nos possível constatar que em sala de aula havia o predomínio da técnica de leitura silenciosa e ênfase nos conteúdos básicos gramaticais, além disso, observamos a ausência de prática oral nas aulas da língua meta. Durante a observação diagnóstica investigamos e compreendemos melhor a vivência dos alunos, suas dúvidas e desafios na aprendizagem do espanhol. Como resultado, pudemos propor aulas planejadas que tivessem como meta suprir a carência de estratégias que fomentassem o desenvolvimento da compreensão e produção oral. Vale, por fim, ressaltar a importância do Projeto Residência Pedagógica, concedida aos alunos de Licenciatura do Espanhol, considerando que esta nos permite participar das diferentes práticas acadêmicas que envolvem a formação universitária, entre as quais a docência.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
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