INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE E/LE PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA REDE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gabriela Silva Pinho
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

O Programa Residência Pedagógica objetiva capacitar alunos das licenciaturas para atuarem no exercício da docência em contextos de ensino-aprendizagem autênticos, isto é, em situação real de trabalho. Na presente comunicação, temos como objetivo principal apresentar nossa experiência como bolsista do Programa de Residência Pedagógica - núcleo língua espanhola, na Escola Estadual de Ensino Médio Adauto Bezerra. Durante a vivência da residência, elaboramos e aplicamos um projeto de intervenção cuja meta consistia em contribuir para melhorar a aquisição da língua espanhola pelos alunos que iniciavam o ensino médio. A metodologia utilizada nas intervenções didáticas empreendidas consistiu de aulas planejadas e orientadas ao ensino da língua espanhola, tendo em vista o desenvolvimento da oralidade numa abordagem comunicativa. Como referencial teórico, pautamo-nos em autores como Sanchez (2009) e Hernandez (2000). O projeto nasceu do resultado de uma avaliação diagnóstica das aulas de E/LE para os alunos de 1° ano o que nos permitiu constatar a enorme deficiência dos alunos com a prática oral em sala de aula. Como resultado das aulas planejadas a fim de superar as dificuldades detectadas na turma alvo foi-nos possível investigar e compreender melhor a vivência dos alunos, suas dúvidas e desafios para a aprendizagem do espanhol, bem como suprir a carência de estratégias que motivassem o desenvolvimento da compreensão e produção oral, fomentando o uso da língua estrangeira em sala de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis