JOGO ANALÓGICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA
Resumo
Na prática pedagógica entendemos que os jogos podem despertar no aluno o interesse pela disciplina a ser trabalhada, como também o possibilita perceber o sentido naquilo que é ensinado, ajudando o educando a construir e trabalhar conceitos vistos em sala de aula, facilitando seu processo de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho refletirá sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino da Matemática, tendo como objetivo apresentar e descrever o jogo “Se Garanta!”, desenvolvido no decorrer da disciplina de Ensino de Matemática, semestre 2019.2. A produção do jogo considerou as habilidades EF01MA15, EF01MA16, EF01MA17 e EF02MA16, presentes na unidade temática Grandezas e Medidas, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde nos referenciamos para a produção do jogo. O principal conceito trabalhado é a comparação, identificando o que é melhor ou mais apropriado para atender as situações, comparando grandezas de mesma espécie. Outro conceito trabalhado é o de medição, requisitando que a criança analise qual unidade de medida poderá usar em determinado desafio para medir comprimento ou distância. Além disso, o uso de um lançador (catapulta) e a possibilidade de escolha da bola a ser lançada, já trabalha na criança percepções de aplicação da força, resposta à força, ângulo de lançamento, trajetória, entre outras, que só serão estudadas com profundidade nos anos mais avançados. De modo simples, criamos desafios que são oriundos das vivências da criança, fazendo-os pensar, relacionar e trabalhar vários conceitos matemáticos direta ou indiretamente. Durante o processo de criação do jogo realizamos testes e modificações em seu formato, o resultado parcial se deu na apresentação inicial e experimentação do jogo, concluindo na funcionalidade e eficácia de sua utilização. Acreditamos que o processo de produção de jogos pode contribuir na formação de professores, proporcionando reflexões conceituais, teóricas e metodológicas.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.