JOGO ANALÓGICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE MATEMÁTICA

Autores

  • Anne Kelly Tabosa Barbosa
  • Dídian Costa Grangeiro da Silva
  • Julia da Silva Victor
  • Neciane Ferreira Saraiva
  • José Wagner de Oliveira
  • Juscileide Braga de Castro

Resumo

Na prática pedagógica entendemos que os jogos podem despertar no aluno o interesse pela disciplina a ser trabalhada, como também o possibilita perceber o sentido naquilo que é ensinado, ajudando o educando a construir e trabalhar conceitos vistos em sala de aula, facilitando seu processo de aprendizagem. Neste sentido, este trabalho refletirá sobre o uso de jogos e brincadeiras no processo de ensino da Matemática, tendo como objetivo apresentar e descrever o jogo “Se Garanta!”, desenvolvido no decorrer da disciplina de Ensino de Matemática, semestre 2019.2. A produção do jogo considerou as habilidades EF01MA15, EF01MA16, EF01MA17 e EF02MA16, presentes na unidade temática Grandezas e Medidas, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) onde nos referenciamos para a produção do jogo. O principal conceito trabalhado é a comparação, identificando o que é melhor ou mais apropriado para atender as situações, comparando grandezas de mesma espécie. Outro conceito trabalhado é o de medição, requisitando que a criança analise qual unidade de medida poderá usar em determinado desafio para medir comprimento ou distância. Além disso, o uso de um lançador (catapulta) e a possibilidade de escolha da bola a ser lançada, já trabalha na criança percepções de aplicação da força, resposta à força, ângulo de lançamento, trajetória, entre outras, que só serão estudadas com profundidade nos anos mais avançados. De modo simples, criamos desafios que são oriundos das vivências da criança, fazendo-os pensar, relacionar e trabalhar vários conceitos matemáticos direta ou indiretamente. Durante o processo de criação do jogo realizamos testes e modificações em seu formato, o resultado parcial se deu na apresentação inicial e experimentação do jogo, concluindo na funcionalidade e eficácia de sua utilização. Acreditamos que o processo de produção de jogos pode contribuir na formação de professores, proporcionando reflexões conceituais, teóricas e metodológicas.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis