LEUCEMIAS E LINFOMAS NA POPULAÇÃO INFANTOJUVENIL: UMA AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

  • Rodrigo Lopes de Paula Souza
  • Nirvana Magalhaes Sales
  • Gabriela Lacerda Souza
  • Marilia Vidal de Lima
  • Raquel Alves de Oliveira
  • Andrea Bezerra Rodrigues

Resumo

INTRODUÇÃO: O Câncer Infantojuvenil corresponde a grupo de doenças em que há proliferação descontrolada de células anormais, geralmente afetando as células do sistema sanguíneo e tecidos de sustentação (INCA,2019). OBJETIVO: Relatar a experiência de integrantes de um projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre uma ação educativa em saúde. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência sobre uma ação educativa em saúde realizada pela Liga Acadêmica de Oncologia (LAON) da UFC, abordando o tema “Leucemia e linfomas: mitos e verdades” com uma população de adolescentes em um colégio de ensino médio da rede estadual de Fortaleza-Ceará. A atividade ocorreu em junho de 2019 com cerca de 30 alunos durando cerca de 40 minutos. Foi feita uma exposição oral acerca do que são essas doenças onco-hematológicas, quais são seus fatores de risco, os principais sinais e sintomas com enfoque na detecção precoce, a forma de realizar o diagnóstico e as formas de prevenção. Posteriormente, houve uma dinâmica de mitos e verdades com base na exposição oral, sendo entregues placas com face verde (verdade) e face vermelha (mito). Os integrantes do projeto faziam questionamentos aos adolescentes e os mesmos levantavam as referidas placas. Ao encerrar, foi distribuído material educativo cedido pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), em parceria com a LAON. RESULTADOS: Foi perceptível a aceitação dos profissionais do colégio e dos próprios alunos, pois durante toda a apresentação os alunos interagiram e tiraram dúvidas frequentes como a ideia de que toda anemia se transforma em leucemia, dentre outras. Além da interação, a entrega dos materiais cedidos pela ABRALE (folders, fitas e bandanas) enriqueceu ainda mais o momento educativo. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Torna-se imprescindível a realização de ações que abordem essa temática junto ao próprio público, principalmente dentro da coletividade, como é o caso das salas de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis