MEIO AMBIENTE E EDUCAÇÃO: PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE JOVENS ALUNOS DE UMA ESCOLA URBANA

Autores

  • Rodrigo Oliveira Mota
  • Christiano Franco Verola

Resumo

O debate relacionado a Percepção Ambiental (PA) é importante para as áreas do conhecimento relativo ao meio ambiente, bem como para a Educação Ambiental (EA), para que se possa desenvolver projetos específicos para um determinado público-alvo. Atualmente vemos uma necessidade de debater questões relacionadas aos problemas ambientais que estamos enfrentando, essas discussões estão presentes em vários setores da sociedade e não é diferente no campo da educação. A partir da problemática ambiental, trabalhos na área estão sendo realizados nos mais diversos espaços, para que tais metodologias tenham êxito no ambiente de ensino formal, é necessário que esses temas sejam abordados de acordo com a realidade do indivíduo. O objetivo deste estudo foi avaliar o aprendizado, a experiência e a percepção de jovens alunos do ensino médio de uma escola urbana de Fortaleza - CE em relação ao meio ambiente, e observar mudanças nessa percepção após o desenvolvimento do projeto. Nesse contexto, estudos de percepção ambiental surgem como um elemento importante, que buscam conhecer como os indivíduos percebem o ambiente onde vivem, possibilitando a realização de trabalhos de acordo com sua realidade. Para a obtenção dos dados se fez uso de questionários que permitiu analisar o grau de conhecimento relacionados a conceitos da temática em discussão, mostrando um pouco a visão de mundo que os alunos têm, servindo assim para nortear o desenvolvimento de futuras intervenções que visem a educação ambiental.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis