MODELO DE AVALIAÇÕES EM SEMINÁRIOS NA DISCIPLINA CONSERVAÇÃO BIOLÓGICA NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Francisco David Anderson Rodrigues Ribeiro
  • Carlos Lineu Frota Bezerra

Resumo

Os seminários nas universidades tem uma grande importância por vários motivos, entre estes preparar o futuro professor a expor o conhecimento para alunos, o trabalho em grupo, habilidades interpessoais, entre outras… No entanto, as habilidades como quantificar a avaliação de um estudante, são muitas vezes subjetivas, visto que a apresentação pode ser boa para uns e para outros não. Nesse trabalho é apresentado um modelo que está em fase de aperfeiçoamento para atividades avaliativas de seminários na UFC, da disciplina de Conservação Biológica na Legislação Brasileira. Para isso foi utilizado uma metodologia que separa a disciplina em grupos de N participantes. Há a escolha do líder de equipe, onde este é responsável por algumas atividades, uma delas é atribuir notas as outras equipes, com ajuda de outros membros da sua equipe. Nesse procedimento, há critérios que devem ser pontuados durante as atividades de seminários das outras equipes. É entregue no dia do seminário, uma ficha de avaliação, onde nestas estão contidas as informações pertinentes a atribuição dos escores aos critérios a serem avaliados. Esta forma de fazer a avaliação das apresentações de seminários, fornece uma riqueza de informações que o professor pode utilizar para diversos fins, um deles é melhorar a cada semestre o conteúdo ministrado da disciplina. Percebeu-se que quando os seminários foram elaborados nessa modalidade, os alunos passaram a melhorar mais sua postura como profissionais em diversos aspectos didáticos, metodológicos, de conhecimento, avaliação, entre outros. Nos próximos semestres é pensado a inserção de um software que pode ser utilizado em celulares e PCs, este substituindo a folha de avaliação, bem como a inserção de objetos de aprendizagens antes e após os seminário, para melhorar a disciplina. Palavras chave: Disciplinas, Avaliação, modelo

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis