MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO ACADÊMICO DAS ATLETAS DE HANDEBOL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ APÓS O COMPROMISSO COM A BOLSA DE RENDIMENTO ESPORTIVO
Resumo
O esporte tem consequências que vão além do bom desempenho na modalidade praticada. Essas consequências tem o potencial de impactar situações cotidianas, como a melhoria da atuação acadêmica, profissional, familiar e social. De acordo com Singh (2018), existe “uma importante relação positiva e significativa entre a atividade física e a performance acadêmica. Os estudos sugerem que ser mais ativo fisicamente leva a uma melhora da performance acadêmica”. O presente estudo tem como objetivo geral analisar as mudanças de comportamento acadêmico das atletas de Handebol da Universidade Federal do Ceará (UFC) comparando as condutas de antes de serem bolsistas de rendimento esportivo, e depois. A pesquisa tem como objetivos específicos perceber se houve mudanças na postura acadêmica das atletas e quais eventuais melhorias que o esporte de rendimento proporcionou as mesmas. Trabalhando com a análise qualitativa e utilizando como ferramenta de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, as atletas bolsistas participaram da pesquisa e responderam de forma individual aos questionamentos. OS resultados obtidos foram: o esporte de rendimento colocou-se como um fator de estresse e ansiedade no início de sua prática; a rotina de exigências para as atletas lhe capacitaram para o enfrentamento de atividades acadêmicas; houve aumento na participação das bolsistas nos eventos dos cursos; as atletas indicaram um evolução de sua conduta emocional em situações problemáticas e estressantes da rotina universitária. O estudo indica efeitos positivos da prática de Handebol feminino da UFC no cotidiano acadêmico e social das atletas, havendo que esses efeitos ocorram em outras modalidades desportivas devido a situações similares que envolvem a prática desportiva de rendimento.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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