O CLUBE DE LEITURA DO LER COMO AMBIENTE DE CATARSE AOS ALUNOS DE ENGENHARIA DA UFC
Resumo
Insegurança, ansiedade, estresse e em alguns casos depressão tem atingindo um número razoável de estudantes universitários, ainda mais para os alunos de Engenharia do Centro de Tecnologia da UFC, visto que estes estão cada vez mais imersos em um ambiente competitivo, carga horária excessiva, disciplinas técnicas-científicas e um ambiente com poucos espaços para reflexão e lazer. Neste contexto, o projeto Literatura, Engenharia e Reflexões – LER tem como objetivo criar espaços e ações que visem a apreciação da cultura, literatura e arte em suas diversas expressões. Uma pesquisa da Universidade de Sussex, na Inglaterra, revelou que seis minutos diários de leitura são suficientes para aliviar o estresse e as tensões do dia a dia. Uma das ações do projeto é o Clube de Leitura, que oferece um espaço para leitura, discussão e reflexão de textos em seus diversos gêneros. Após uma boa leitura inicia-se um debate descontraído, no entanto, de forma profunda, expondo-se inúmeras problemáticas do dia-a-dia e ajudando os participantes a descarregar seus sentimentos e visões sobre a sociedade. O projeto também conta com um site na Plataforma Wix onde, sobretudo, são expostos textos enviados por alunos que se sentem bem escrevendo e desejam mostrar seu trabalho. Ademais, o LER promove visitas culturais, sendo um programa diferente da rotina universitária, ajudando os estudantes a ampliar seus horizontes culturais apreciando novas formas de expressão como arte, música, fotografia entre outras. Nos clubes de leitura pode-se observar uma espontaneidade e melhor comunicação de pessoas mais introvertidas, evidenciando o poder do diálogo e da leitura no fortalecimento das relações sociais e combate ao estresse, além de que recebemos textos autorais mensalmente. Assim, o LER busca estar cada vez mais influente na vida acadêmica dos universitários, oferecendo espaços de leitura, reflexão, cultura e lazer, para que desta forma possam ter um melhor rendimento e uma vida mais saudável.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.