O ENSINO DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOS PEDAGOGOS NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Naira Marques da Silva
  • Lana Mara Matias Lima
  • Natália Lima Gonçalves
  • Maria Caroline Queiroz Ribeiro
  • Claudio de Albuquerque Marques

Resumo

O presente resumo busca apresentar os resultados da pesquisa acerca da formação dos pedagogos na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC), quanto ao ensino da Matemática. Uma vez que o trabalho do Pedagogo caracteriza-se, principalmente, pela docência nos anos iniciais, o trabalho tem como objetivo compreender como ocorre a formação do Pedagogo para o ensino da Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. De forma mais específica, buscou-se analisar a metodologia da disciplina do ensino da matemática no curso de pedagogia, verificando se o currículo do curso atende à demanda para o ensino de matemática, além de investigar como os discentes percebem a disciplina. O trabalho utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, além da realização de entrevistas com as docentes responsáveis pelas disciplinas de Matemática da instituição e da aplicação de questionário aos estudantes do curso, através do Google Forms. Os resultados obtidos indicam que os estudantes apresentam certa dificuldade com a Matemática devido à baixa carga horária dedicada às disciplinas direcionadas ao ensino da disciplina, que tornam o processo aligeirado e superficial. Podemos concluir que o ensino da Matemática na formação dos pedagogos da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Ceará passa por processos que não atendem suficientemente as demandas necessárias para a compreensão satisfatória da matéria. Portanto, observamos que seria necessária a revisão do PPC do curso, para que se possa desenvolver um ambiente de formação que atenda as reais necessidades dos discentes que fazem parte da instituição.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis