O ESTUDO DO ESPAÇO RURAL POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO SEMÁFORO GEOGRÁFICO

Autores

  • Marta Veronica Fernandes Amancio
  • Bruna Bandeira Costa
  • João Victor Vieira de Oliveira
  • Alexsandra Maria Vieira Muniz

Resumo

A educação é sempre desafiada a encontrar novas práticas pedagógicas que possam estimular os alunos no processo ensino e aprendizagem. Portanto, a Geografia Escolar também necessita de novas metodologias que possibilitem o aprendizado e desenvolvimento dos alunos de maneira lúdica. Nesta perspectiva, o jogo didático Semáforo Geográfico foi desenvolvido para promover o debate ou revisão de temas relacionados à ciência geográfica ou conteúdos interdisciplinares. O jogo possibilita aos discentes socializar os seus saberes prévios e através do desenvolvimento da linguagem com capacidade de argumentação, tendo acesso a argumentos contrários aos seus, ampliando assim a percepção do conhecimento na construção do mesmo em interação com o grupo. O tema da aula planejada foi Espaço Rural, onde foram abordados assuntos e informações pertinentes para análise e discussão. A lógica do jogo é baseada na orientação do semáforo, de maneira que: a cor verde representa os temas que devem permanecer, a cor amarela simboliza os temas que merecem atenção ou uma maior análise por se tratarem de temas polêmicos e a cor vermelha representa aqueles temas ou práticas que merecem cair no desuso ou serem abolidos de vez por causarem algum dano já comprovado pela ciência. A disciplina Oficina Geográfica III (Material de Geografia Humana) proporcionou a vivência de uma demanda recorrente na práxis da docência que é o planejamento e desenvolvimento de recursos didáticos que atendam os objetivos idealizados nos planos de aula.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis