O IMPACTO DAS POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS IFES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA O PROGRAMA BOLSA DE INICIAÇÃO ACADÊMICA – UFC

Autores

  • Natanael Alves Ferreira
  • Andre Vasconcelos Ferreira

Resumo

A assistência estudantil condiz com a redução de obstáculos, muitas vezes, financeiros a fim de assegurar o acesso a determinado espaço estudantil. Como toda política, também requer instrumentos para a sua implementação e nesse caso envolve projetos e/ou programas para a efetivação e garantia de direitos do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Ressaltando que tal iniciativa é resultado do aumento significativo de estudantes que requerem ajuda financeira nos ambientes das universidades, dado que todos têm direito a educação e cabe ao Estado proporcionar isso. Atrelado a isso, o objetivo deste trabalho é apresentar a experiência de participação no programa de assistência estudantil Bolsa de Iniciação Acadêmica, destacando os projetos de pesquisas alocados durante os dois anos e as atividades realizas, descrevendo os impactos no desempenho acadêmico contando com apoio e orientação para melhor compreensão das atividades propostas, além de potencializar outras habilidades, o que somente no ensino não seria possível. A metodologia adotada nesse trabalho é exploratória descritiva, na qual a exposição se dá por relato pessoal. Assim, esse relato de experiência demostra o papel dessa política de assistência estudantil para a permanência e manutenção na Universidade num âmbito mais específico, mas que reflete a realidade de muitos outros estudantes da Universidade Federal do Ceará.

Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

XII Encontro de Experiências Estudantis