O IMPACTO DE PARCERIAS EXTERNAS NO EMPODERAMENTO DO ESTUDANTE E FUTURO PROFISSIONAL EMERGENCISTA
Resumo
Introdução: O Serviço de atendimento móvel de Urgência e emergência (SAMU-CE), coordenado pela Secretaria de Saúde do Estado, oferece além de serviços à população, um sistema de capacitação interno. Tendo parceria com a instituição desde 2017, o Núcleo de Urgência e Emergência Pre-Hospitalar da UFC(NUEMPH), está diretamente inserido em atividades como Treinamento de Atualização em Atendimento Pré-Hospitalar - TAAPH, dentre outras atividades como eventos da saúde e eventos científicos. A parceria oferece crescimento mútuo e oportunidades únicas para o empoderamento do estudante e futuro profissional emergencista. Objetivo: Relatar experiência sobre parceria entre um núcleo estudantil da UFC e o Serviço móvel de Urgência e Emergência, um dos componentes das Redes de Atenção à Saúde:. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência, realizado no ano de 2019. Em parceria, o NUEMPH e o SAMU 192 CE efetuaram ações voltadas para população em parques como Adahil Barreto e cocó, sendo oferecido: classificação de Índice de Massa Corpórea - IMC, aferição de pressão arterial, teste de glicêmia capilar e aconselhamento em saúde. Treinamento sobre Reanimação Cardiopulmonar durante o TAAPH cujo objetivo é atualizar profissionais e treina-los e a disponibilização de funcionários do SAMU para ministrar atualizações no Curso Interno de Capacitação Urgência – CICAPH, para os novos membros do Núcleo. Resultados: A parceria mostra-se enriquecedora para os envolvidos, Os profissionais recebem atualizações teóricas dos estudantes, enquanto os últimos, recebem experiencia profissional e conhecimento de mundo. Auxiliando na sua formação e desenvolvimento. Conclusão: A inserção dos estudantes de graduação em meio prático, mesmo que a nível de simulação, oferece associação teórico-prática dos conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação, bem como empodera o futuro profissional e o ensina a importância da constante atualização do conhecimento associado a prática.Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XII Encontro de Experiências Estudantis
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